A TEMÁTICA DA VARIAÇÃO LINGUÍSTICA NOS ANOS INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL DO DOCUMENTO CURRICULAR DO TOCANTINS
Abstract
Neste artigo, analisa-se o tratamento dado à variação linguística no componente curricular de Língua Portuguesa, dos anos iniciais do Ensino Fundamental na BNCC e no Documento Curricular do Tocantins (DCT), assim como nas orientações dadas aos professores quanto ao desenvolvimento desse tema em sala de aula. O trabalho é documental, situado na Sociolinguística Educacional, e os dados foram gerados da análise dos documentos, orientada pelas unidades de registro das expressões: variação linguística, variedades linguísticas e preconceito linguístico. Os resultados apontam que, apesar dos avanços quanto à inserção do tema nas habilidades e nos objetos de conhecimento, ainda prevalece a superficialidade no tratamento dos conceitos, sendo preciso um trabalho baseado em situações reais e concretas de uso da linguagem. Assim, espera-se que a variação linguística seja apresentada nos documentos com maior ênfase e amplitude para que as variedades linguísticas sejam valorizadas, rejeitando-se o preconceito linguístico.
References
ANTUNES, Irandé. Muito além da gramática: por um ensino de línguas sem pedras no caminho. São Paulo: Parábola Editorial, 2007.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Nós cheguemu na escola, e agora? Sociolinguística e educação. São Paulo: Parábola Editorial, 2005.
BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais 5ª a 8ª Série, 1998. Disponível em http://www.mec.gov.br > Acesso em 15 de fevereiro de 2020.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC, 2017. Disponível em:
http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em 01.05.2021.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: língua portuguesa / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília: 1997. 144p.
CAGLIARI, Luiz Carlos. Alfabetização e Linguística. São Paulo: Scipione, 1996.
DE MELO, Thiago Benitez; SANTOS, Maria Elena Pires. A Variação Linguística nos Livros Didáticos de Língua Portuguesa (5a À 8a Séries): Conceitos e Preconceitos. Ideação, v. 12, n. 2, p. 143-154. 2010.
DIAS, Wesley Mateus. A abordagem da variação linguística em livros didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Médio. Revista Porto das Letras. Léxico e Dialetologia. Vol. 06, Nº 3. 2020.
DIMBARRE, Mirely Christina. Variação linguística no livro didático de Língua Portuguesa do 2º ciclo do Ensino Fundamental I. In: Letras, linguística e artes: perspectivas críticas e teóricas 2 [recurso eletrônico] / Org.: Ivan Vale de Sousa. – Ponta Grossa (PR): Atena Editora, 2019, p. 437 – 448.
FALCÃO, Maristela Fernandes Mendes. A abordagem da variação linguística no livro didático: análise e reflexão à luz da sociolinguística. Web-Revista SOCIODIALETO – NUPESD / LALIMU, v. 11, n. 31, jun. 2020.
FREITAG, Raquel MeisterKo. Entre a teoria e a prática: a Provinha Brasil e o tratamento da variação linguística na alfabetização. Interfaces Científicas – Educação. Aracaju. V.3. N.3. p. 47 – 60. Jun. 2015.
GUMPERZ, John Joseph. Discourse Strategies. Londres: Cambridge University Press, 1982.
LABOV, William. Sociolinguistic Patterns. Philadelphia: University of Pennsylvania Press. Padrões Sociolinguísticos. Trad.: Marcos Bagno; Marta Scherre e Caroline Cardoso. São Paulo: Parábola, 2008 [1972].
MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e ensino de língua: uma questão pouco “falada”. In: DIONISIO, Angela Paiva; BEZERRA, Maria Auxiliadora (Orgs). O livro didático de português: múltiplos olhares. Campina Grande: EDUFCG, 2020, p. 25 - 46.
PETTER, Margarida. Linguagem, língua, linguística. In: FIORIN, José, Introdução à Linguística. I Objetos Teóricos/José Fiorin (org.). - 6.ed., 7ª reimpressão. – São Paulo: Contexto, 2019, p.11- 24.
ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.
TOCANTINS. Secretaria da Educação, Juventude e Esportes. Linguagens: Língua Portuguesa. In: Documento Curricular do Tocantins. Secretaria da Educação, Juventude e Esportes. - TO: 2019, p. 17-219.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).