PROPOSTA DE ENSINO DA ONOMÁSTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL PELA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR
Resumen
Compreende-se que os nomes de lugares e os nomes próprios de pessoas estão no dia a dia da sociedade e que seu estudo pode revelar memórias e histórias, muitas vezes, desconhecidas. Nesse sentido, viu-se a possibilidade de fomentar essa discussão com as crianças objetivando disseminar o sentimento de pertencimento e de curiosidade em um percurso interdisciplinar. Assim, o artigo tem por intuito refletir e propor a introdução do ensino Onomástico na Educação Infantil, debatendo a relevância desse estudo para esta etapa da Educação Básica. O estudo se fundamenta em Dias (2016), Andrade (2017), Bastiani et al. (2018), Amaral e Seide (2020) com metodologia de cunho bibliográfico e documental, tendo como referência a Base Nacional Comum Curricular (BNCC, 2018).
Citas
AMARAL, Eduardo Tadeu Roque; SEIDE, Márcia Sipavicius. Nomes próprios de pessoa: introdução à antroponímia brasileira. São Paulo: Ed. Blucher, 2020.
ANDRADE, K. S. Os nomes de lugares em rede: um estudo com foco na interdisciplinaridade. Domínios de Lingu@gem, Uberlândia, v. 6, n. 1, p. 205-225, 29 jun. 2012.
ANDRADE, Karylleila. O lugar nos estudos toponímicos: reflexões. Revista de Estudos da Linguagem, Belo Horizonte, v. 25, n. 2, p. 585-607, 2017.
BASTIANI, Carla; ANDRADE, Karylleila dos Santos; PEREIRA, Carolina Machado Rocha Busch. Toponímia e geografia: diálogos possíveis no contexto da teoria da interdisciplinaridade. Caminhos de Geografia, Uberlândia, v. 19, n. 65, p. 109-124, março 2018.
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BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/abase/. Acesso em: 1º jun. 2021.
DIAS, Ana Lourdes Cardoso. Toponímia dos primeiros municípios tocantinenses. 2016. 208 f. Tese de Doutorado em Letras e Linguística - Universidade Federal de Goiás, Goiânia, 2016.
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