A EDUCAÇÃO SEXUAL E A EDUCAÇÃO PARA SEXUALIDADE VOLTADAS PARA ADOLESCENTES: UMA LEITURA DISCURSIVA DAS PRÁTICAS SOCIAIS EDUCATIVAS SOBRE SEXUALIDADE NA EDUCAÇÃO BÁSICA NO BRASIL E EM PORTUGAL À LUZ DE MICHEL FOUCAULT

Resumen

O artigo apresenta uma revisão teórica e bibliográfica da acerca da temática da Educação Sexual no Brasil e em Portugal, evidenciando os documentos de cada país. Compreende-se a leitura e a escrita enquanto práticas sociais. Teórica e metodologicamente, os documentos revisados constituem-se em corpus empírico de leitura e análise na perspectiva discursiva francesa e busca realizar uma análise amparada nas teorizações de Michel Foucault. No Brasil os documentos são prescritivos, idealizados para nortear propostas pedagógicas docentes. Esses documentos operam discursos de direitos para a infância e a adolescência. Mas também, regulamentam e produzem uma educação administrada e conduzida com a finalidade a prepará-las para vida em sociedade e para o trabalho produtivo. E, em Portugal, analisou-se o “Relatório – Acompanhamento e Avaliação da Implementação da Lei nº 60/2009 de 6 de agosto”, que propõe a obrigatoriedade da Educação em Sexualidade nas escolas em Portugal.

Biografía del autor/a

Solange Aparecida de Souza Monteiro, Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Doutoranda em Educação Escolar. Mestra em Processos de Ensino, Gestão e Inovação pela Universidade de Araraquara - UNIARA (2018). Possui graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação, Ciências e Letras Urubupungá (1989). Trabalha como pedagoga do Instituto Federal de São Paulo (IFSP/Câmpus Araraquara-SP). 

Maria Regina Momesso, (UNESP, Bauru-SP

Graduada em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Araçatuba (1989). Mestrado em Comunicação pela Faculdade de Arquitetura Artes e Comunicação UNESP, Bauru, SP (1998) e Doutorado em Letras/Linguística pela Faculdade de Ciências e Letras UNESP, Araraquara, SP(2004). Atualmente é pesquisadora e docente permanente do PPG em Educação Escolar e do PPG em Educação Sexual da UNESP, Araraquara, SP. Professora universitária - FBI Bauru, SP dos cursos de Agronomia, Fisioterapia e Psicologia. Docente do ensino médio e técnico - do Colégio Técnico Industrial ´Isaac Portal Roldán - FEB/UNESP - Bauru, SP. Tem experiência na área de Linguística (Análise de Discurso, Semiótica, Retórica, Neurolinguística), Educação Escolar, Educomunicação, Educação Sexual, Tecnologia Educativa e Cibermídia e Comunicação atuando principalmente nos seguintes temas: Práticas de leitura e escrita. Literatura como equipamento para Formação Ética, Cidadã e Humanizadora para inclusão do sujeito crítico capacitado para transformar a realidade. Literatura e sexualidade. Linguagens, códigos e suas tecnologias e Sexualidade. Educação e a Cultura do Cuidado de si. Educação Discurso e Identidade. Práticas discursivas e identitárias na Cibermídia

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Publicado
2021-12-20
Sección
Artigos