DESAFIOS DO ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: NARRATIVAS DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Resumen
O presente artigo versa sobre o trabalho do professor de Educação Física a partir das questões do estágio curricular supervisionado (ECS) na formação inicial. Objetiva analisar a compreensão de professores de Educação Física sobre o ECS para o trabalho nas especificidades da pré-escola. Participaram deste estudo de natureza qualitativa cinco professores da área atuantes da Educação Infantil. Os dados foram produzidos via entrevista semiestruturada, sendo transcrita, categorizada e interpretada. No âmbito das análises são identificados temas convergentes na compreensão dos professores, aos quais apontam para um ECS lacunar a despeito do ensino na Educação Infantil. Apenas um professor evidencia as possibilidades formativas oriundas do contato inicial com as crianças e escola, contudo, demarca a incipiência dos elementos contributivos à profissão. Conclui-se que o Estágio na formação inicial parece ser lacunar para o trabalho específico da área na Educação Infantil, posto o afastamento com o exercício da profissão.
Citas
ALMEIDA, Maria Isabel de; PIMENTA, Selma Garrido. Estágios supervisionados na formação docente. São Paulo: Cortez, 2014.
AYOUB, Eliana. Narrando experiências com a educação física na educação infantil. Rev. Bras. Cienc. Esporte, Campinas v. 26. n. 3. p. 127-142, 2005. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/165. Acesso em: 29 nov. 2021.
BISCONSINI, Camila Rinaldi; FLORES, Patric Paludett; OLIVEIRA, Amauri Aparecido Bássoli de. Formação inicial para a docência: o estágio curricular supervisionado na visão de seus coordenadores. Journal of Physical Education, Maringá, v. 27, 2016. Disponível em: https://www.scielo.br/j/jpe/a/sD9dqvmxkyK4JKcxbwNpXRR/abstract/?lang=pt. Acesso em: 15 ago. 2021.
BOGDAN, Robert C., BIKLEN, Sari. Notas de campo. Coleção Ciências da Educação, Porto Editora. In:_______. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos, 1994.
BONFIETTI, Priscila Errerias; SPOLAOR, Gabriel da Costa; GRILLO, Rogério de Melo; PRODÓCIMO, Elaine. O/a professor/a de educação física na educação infantil. Revista @mbienteeducação, Tatuapé, v. 12, n. 1, p. 160-176, jan./abr. 2019. Disponível em: https://publicacoes.unicid.edu.br/index.php/ambienteeducacao/article/viewFile/674/646. Acesso em: 27 set. 2021.
BORGES, Cecília Maria Ferreira. O professor da educação básica e seus saberes profissionais. Araraquara: JM Editora, 2004.
BORGES, Lívia F. F. Um currículo para formação de professores. In: VEIGA, Ilma Passos Alencastro; SILVA, Edileuza Fernandes da (ORG.). A escola mudou. Que mude a formação de professores. Campinas: Papirus, 2010.
BRASIL. Ministério da Educação e do Desporto. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional, n. 9.394. Brasília, 20 de dezembro. MEC, 1996.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. Referenciais para Formação de Professores. Brasília: MEC/SEF, 1998.
CALDERANO, Maria da Assunção. Modalidades de ações desenvolvidas por estagiários e professores supervisores de estágio da escola básica. Form. Doc., Belo Horizonte, v. 04, n. 07, p. 141-159, jul./dez., 2012. Disponível em: http://formacaodocente.autenticaeditora.com.br. Acesso em: 06/08/2021.
CANDAU, Vera Maria. A Didática em Questão. Rio de Janeiro: Vozes, 1984.
CANDAU, Vera Maria; LELIS, Isabel Alice. A relação teoria-prática na formação do educador. In: CANDAU, Vera Maria. Rumo a uma nova didática. 12. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
GARANHANI, Marynelma Camargo; NADOLNY, Lorena de Fátima. A linguagem movimento na educação de bebês para a formação de professores. Educação & Realidade, Porto Alegre, v. 40, p. 1005-1026, 2015. Disponível em: https://www.scielo.br/j/edreal/a/qTWRfHwWwyJ3XXzmKNkxQwj/abstract/?lang=pt. Acesso em: 14 out. 2021.
GARANHANI, Marynelma Camargo; NADOLNY, Lorena de Fátima. A educação física na educação escolar da criança pequena: uma proposta de formação e desenvolvimento profissional de professores. Nuances, Presidente Prudente, v. 18, n. 19, p. 27-35, 20 jun. 2011. Disponível em: https://revista.fct.unesp.br/index.php/Nuances/article/view/345. Acesso em: 1 mar. 2021.
GATTI, Bernadete A. A formação de professores: condições e problemas atuais. Revista Internacional de Formação de Professores, Itapetininga, v. 3, n. 41, p. 161-171, mai. 2016. Disponível em: https://periodicos.itp.ifsp.edu.br/index.php/RIFP/article/view/347. Acesso em: 17 jul. 2021.
GIL, Antonio Carlos. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Editora Atlas, 1999.
GOMES, Manoel dos Santos. Educação Física na Educação Infantil: um estudo sobre a formação de professores em educação física. 2012. 243 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2012.
GOMES, Romeu. Análise e interpretação de dados de pesquisa qualitativa. In: MINAYO, Maria Cecília S. (Org); DESLANDES, Suely Ferreira; GOMES, Romeu. Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. 28. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009.
HONORATO, Ilma Célia R. Formação profissional em Educação Física: aproximações e distanciamentos na relação teoria e prática no campo do estágio supervisionado. 2011. 227 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, 2011.
IBGE. Densidade demográfica: IBGE, Censo demográfico 2010, Área territorial brasileira. Rio de Janeiro, 2011.
KRUG, Hugo Norberto et al. Os dilemas do Estágio Curricular Supervisionado na percepção dos acadêmicos/estagiários da Licenciatura em Educação Física do CEFD/UFSM. Educación Física y Deportes, Buenos Aires, n.171, p.1-14, ago. 2012. Disponível em: https://www.efdeportes.com/efd171/os-dilemas-do-estagio-curricular-supervisionado.htm. Acesso em: 23 out. 2021.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora? novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo: Cortez, 1998.
LONGO, Monique M.; XAVIER, Isis Gabrielli G. A formação de professores de educação física escolar infantil no Brasil. Revista portuguesa de ciências do desporto, Porto, v. 17, p. 63-78, 2018. Disponível em:
https://rpcd.fade.up.pt/_arquivo/artigos_soltos/2017-3/04.pdf. Acesso em: 29 nov. 2021.
LUDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U., 2012.
MARCELO, Carlos. Pesquisa sobre a formação de professores: o conhecimento sobre aprender a ensinar. Revista Brasileira de Educação, Brasília, n. 9, p. 51-75, 1998. Disponível em: http://anped.tempsite.ws/ novo_portal/rbe/rbedigital/RBDE09/RBDE09_06_CARLOS_MARCELO.pdf . Acesso em: 30/08/2021.
MARTINS, Rodrigo Lema D. R. O Pibid e a formação docente em Educação Física para a Educação Infantil. 2015. Dissertação (Mestrado em Educação Física) – Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória/ES, 2015.
MARTINS, Rodrigo Lema D. R. O lugar da educação física na educação infantil. 2018. 211 f. Tese (Doutorado em Educação Física) – Centro de Educação Física e Desportos, Universidade Federal do Espírito Santo, Vitória, 2018.
MARTINS, Rodrigo Lema D. R.; TOSTES, Luiza Fraga; MELLO, André da Silva. Educação infantil e formação docente: análise das ementas e bibliografias de disciplinas dos cursos de educação física. Movimento, Porto Alegre, v. 24, n. 3, p. 705-720, 2018. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/77519/50331. Acesso em: 27 set. 2021.
MARTINS, Rodrigo Lema D. R.; TOSTES, Luiza Fraga; MELLO, André da Silva. O estágio supervisionado em Educação Infantil e a formação docente em Educação Física. Revista Docência do Ensino Superior, Belo Horizonte, v. 10, p. 1–18, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/rdes/article/view/15181. Acesso em: 22 mar. 2021.
MELLO, André da Silva et al. Representações sociais sobre a educação física na educação infantil. Revista da Educação Física, Maringá, v. 23, n. 3, p. 443-445, 30 set. 2012. Universidade Estadual de Maringá. Disponível em: https://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1983-30832012000300012. Acesso em: 1 mar. 2021.
MEZZAROBA, Cristiano; CARRIQUIRIBORDE, Nicolás. Teoria e prática: questões imprescindíveis à prática educativa. Educ. Form., [S. l.], v. 5, n. 3, p. e2807, 2020. Disponível em: https://revistas.uece.br/index.php/redufor/article/view/2807. Acesso em: 27 out. 2021.
MINAYO, Maria Cecília S. Análise qualitativa: teoria, passos e fidedignidade. Ciência & saúde coletiva, Manguinhos, v. 17, p. 621-626, 2012. Disponível em: https://www.scielo.br/j/csc/a/39YW8sMQhNzG5NmpGBtNMFf/?lang=pt. Acesso em: 26 de nov. 2021.
MINAYO, Maria Cecília. S. O desafio da pesquisa social. In: Minayo, Maria Cecília S. (Org.). Pesquisa Social: Teoria, Método e Criatividade. Ed. Vozes; Petrópolis, 2007, p.9-29.
DO NASCIMENTO, José Ywgne Vieira; MARQUES, David Barros; DOS SANTOS SILVA, Janaila. Educação física na educação infantil: estágio supervisionado com crianças. Brazilian Journal of Development, São José dos Pinhais, v. 7, n. 1, p. 3442-3454, 2021. Disponível em: https://www.brazilianjournals.com/index.php/BRJD/article/download/22921/18397. Acesso em: 12 jul. 2021.
NÓVOA, António. The return of teachers. In: Ministry of education. Portugal 2007: teacher professional development for the quality and equity of lifelong learning, 2008. p. 21-28.
NUNES, Karen Vieira O.; POULSEN, Fernanda Feijó; DUEK, Viviane Preichard. Aspectos curriculares da formação em Educação Física para a docência na Educação Infantil. Revista zero a seis, Florianópolis, v. 22, n. 41, p. 107-124, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/zeroseis/article/view/1980-4512.2020v22n41p107/43063. Acesso em: 14 de out. 2021.
OLIVEIRA, Luciana Dias; PRODÓCIMO, Elaine. A prática do professor de educação física na educação infantil. Corpoconsciência, Cuiabá, v. 19, p. 37-48, 2015. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/4043. Acesso em: 15 ago. 2021.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Deslocamentos, aproximações, encontros: estágio docente na educação infantil. In: GOMES, Marineide de Oliveira. Estágios na formação de professores: possibilidades formativas entre ensino, pesquisa e extensão. São Paulo: Loyola, 2011, p. 79-98.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágio e docência: diferentes concepções. Revista Poiesis, Niterói, v. 3, n. 3-4, p. 5-24, 2005-2006. https://doi.org/10.5216/rpp.v3i3e4.10542. Disponível em: https://www.revistas.ufg.br/index.php/poiesis/article/view/10542. Acesso em: 29 nov. 2021.
PIMENTA, Selma Garrido; LIMA, Maria Socorro Lucena. Estágios supervisionados e o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência: duas faces da mesma moeda? Revista Brasileira de Educação, Salvador, v. 24, 2019. Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbedu/a/kZwPLnkwb7yJS9hJwdFfLDf/abstract/?lang=pt. Acesso em: 12 ago. 2021.
PIMENTA, Selma Garrido (org.). O estágio e a docência. São Paulo: Cortez, 2004.
QUARANTA, Silvia Cinelli; FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro; BETTI, Mauro. Ensino da educação física na educação infantil: dificuldades e possibilidades. Práxis Educacional, Vitória da Conquista, v. 12, n. 23, p. 57-81, 2016. Disponível em: http://periodicos.uesb.br/index.php/praxis/article/viewFile/5987/5714. Acesso em: 03 nov. 2020.
RESENDE, Rui. Técnica de Investigação Qualitativa: ETCI. Journal of Sport Pedagogy & Research, n. 2-1, p. 50-57, 2016. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/305488949_Tecnica_de_Investigacao_Qualitativa_ETCI/stats. Acesso em: 01 nov. 2021.
RIENZO, Paolo et al. Apprendimento permanente, saperi e competenze strategiche: approcci concettuali nel contesto di collaborazione scientifica tra brasile e italia (lifelong learning, knowledge and strategic competence. Revista Eletrônica de Educação, São Carlos, v. 12, n. 3, p. 1-23, 7 out. 2019. FAI-UFSCar. Disponível em: http://www.reveduc.ufscar.br/index.php/reveduc/article/view/3584. Acesso em: 1 mar. 2021.
SAYÃO, Deborah Tomé. Corpo e movimento: notas para problematizar algumas questões relacionadas à educação infantil e à Educação Física. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, Campinas, v. 23, n. 2, p. 55-67, jan. 2002. Disponível em: http://revista.cbce.org.br/index.php/RBCE/article/view/270. Acesso em: 29 de out. 2020.
SAYÃO, Deborah Tomé. Educação física na educação infantil: riscos, conflitos e controvérsias. Motrivivência, Florianópolis, v. 11, n. 13, p. 221-38, 1999. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/motrivivencia/article/view/14408. Acesso em: Acesso em: 29 de out. 2020.
SILVA, Fabrício Oliveira; RIOS, Jane Adriana V. P. Aprendizagem experiencial da iniciação à docência no PIBID. Práxis Educativa, Curitiba, v. 13, n. 1, p. 202-218, 2018. Disponível em: https://revistas2.uepg.br/index.php/praxiseducativa/article/view/10958/209209209734. Acesso em: 27 set. 2021.
SURDI, Aguinaldo Cesar; DE MELO, Jose Pereira; KUNZ, Elenor. O brincar e o se-movimentar nas aulas de educação física infantil: realidades e possibilidades. Movimento, Porto Alegre, v. 22, n. 2, p. 459-470, 2016. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Movimento/article/view/58076. Acesso em: 15 ago. 2021.
TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
TARDIF, Maurice; LESSARD, Claude; GAUTHIER, Clermont. Formação dos professores e contextos sociais. Formação dos professores e contextos sociais. Porto: Rés, 2001.
TRISTÃO, André Delazari; VAZ, Alexandre Fernandez. Sobre a formação de professores de Educação Física que atuam com crianças pequenas: relato de uma experiência. Políticas Educativas–PolEd, Curitiba, v. 7, n. 2, 2014. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/Poled/article/view/51025. Acesso em: 15 ago. 2021.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 1987.
VAILLANT, Denise; MARCELO, Carlos. Ensinando a ensinar: as quatro etapas de uma aprendizagem. Curitiba: UTFPR, 2012.
ZANOTTO, Luana. Educação física na educação infantil: normativos e o trabalho docente. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 15, n. 31, p. 183-197, jan./abr., 2021. Disponível em: http://retratosdaescola.emnuvens.com.br/rde/article/view/1073. Acesso em: 28 out. 2021.
ZANOTTO, Luana. Análise do conhecimento pedagógico do conteúdo de professores de educação física: pré-escola e anos iniciais do ensino fundamental. 2019. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2019.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).