EDUCAÇÃO INTERGERACIONAL E ENVELHECIMENTO NA AMAZÔNIA LEGAL: UM MAPEAMENTO DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS NOS ÚLTIMOS CINCO ANOS COM FOCO NO ESTADO DO TOCANTINS

Resumen

 

 

Biografía del autor/a

Miliana Augusta Pereira Sampaio, Universidade Estadual do Tocantins (UNITINS)

Doutorado em Educação na Amazônia pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia  (EDUCANORTE / UFT). Mestra em Educação (UFT). Especialista em Psicomotricidade. Especialista em Ludopedagogia.  Especialista em Neuropsicopedagogia. Especialista em  Educação Especial Inclusiva. Especialista em Neuropsicopedagogia Clinica. Especialista em Psicopedagogia Clinica e Institucional. Graduada em Pedagogia. Professora na Universidade Estadual do Tocantins.

José Damião Trindade Rocha, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doc. (UEPA). Doutor em Educação (UFBA). Mestre em Educação Brasileira (UFG). Docente do Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA/UFPA/UFT). Docente do PPGE/UFT. Coordenador do Mestrado Profissional em Educação (PPPGE/UFT). Professor Associado do curso de Pedagogia (UFT).

Neila Barbosa Osório , Universidade Federal do Tocantins (UFT)
Neila Barbosa Osório - Postdoctorado en Educación por UEPA / PA Doctorado en Ciencias del Movimiento
Humano por UFSM / RS. Profesor de la Maestría y Doctorado en Educación de la UFT,
Miembro del Grupo de Investigación en Envejecimiento Humano-PROGERO-UFT.
Rector de la Universidad de la Madurez. Orcid: http://orcid.org/0000-0002-1610-7502
Correo electrónico: neilaosório@uft.edu.br

Citas

ARAGÓN, Luis Eduardo. A dimensão internacional da Amazônia: um aporte para sua interpretação/The international dimension of the Amazon: a contribution for its interpretation. Revista Nera, n. 42, p. 14-33, 2018.
COSCRATO, Gisele; PINA, Juliana Coelho; MELLO, Débora Falleiros de. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta Paulista de Enfermagem, v. 23, n. 2, p. 257-263, 2010.
COSTA, Amanda Pereira. Era uma vez: a história de velhos com base Freiriana para promoção da intergeracionalidade na educação infantil. Universidade Federal do Tocantins - Campus Universitário de Palmas. Curso de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação, 2019.
DA CUNHA, Larissa Carreira; SANTA BRIGIDA, Fabricio Borges; DA COSTA SILVA, Tienay Picanço. Livro: CASTRO, Edna. CAMPOS, Índio (Orgs.). Formação socioeconômica da Amazônia. Belém: NAEA, 2015. 640 p. Novos Cadernos NAEA, v. 19, n. 3, p. 277-284, 2016.
DA SILVA, Adan Renê Pereira; DO NASCIMENTO MASCARENHAS, Suely Aparecida. Implicações do pensamento decolonial para a educação amazônica. Multidebates, v. 2, n. 2, p. 202-218, 2018.
DE TOLEDO STELLA, Thomas Henrique et al. A integração economica da Amazonia (1930-1980). 2009. Tese de Doutorado. UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS.
DOS SANTOS, Layane Bastos et al. Pronatec campo-possibilidades & desafios: um estudo de caso a partir da prática do psicólogo educacional na educação profissional e tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 2, n. 19, p. 9835, 2020.
IBGE. Pesquisa Nacional por amostra de domicílios-Segurança alimentar 2004/2009: Brasil, grandes regiões e unidades da federação. Brasília: IBGE, 2010.
GALVÃO, Cristina Maria; SAWADA, Namie Okino; ROSSI, Lídia Aparecida. A prática baseada em evidências: considerações teóricas para sua implementação na enfermagem perioperatória. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 10, n. 5, p. 690-695, 2002.
GOBBI, Marcia Aparecida; NASCIMENTO, Maria Letícia Barros Pedroso. EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE CULTURAL: desafios para os estudos da infância e da formação docente. Junqueira&Marin Editores, 2016.
GOMES DA COSTA, Samara Queiroga Borges. A Educação Intergeracional como Tecnologia Social: uma vivência no âmbito da Universidade da Maturidade-UFT. Universidade Federal do Tocantins - Campus Universitário de Palmas. Curso de Pós-Graduação (Mestrado) em Educação, 2016.
REPETTO, Maxim. O Conceito de Interculturalidade: trajetórias e conflitos desde América Latina. Textos e Debates, v. 2, n. 33, 2020.
OSÓRIO, Neila Barbosa; NETO, Luiz Sinésio Silva. EDUCAÇÃO NA VELHICE? UMA HISTÓRIA DE 11 ANOS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. DESAFIOS-Revista Interdisciplinar Da Universidade Federal Do Tocantins, v. 4, n. 3, p. 01-02, 2017.
OSÓRIO, Neila Barbosa et al. VELHICES: UM NOVO DESAFIO PARA UNIVERSIDADE CONTEMPORÂNEA. O CASO DA UMA/UFT. Humanidades & Inovação, v. 6, n. 11, p. 9-22, 2019.
OSÓRIO, Neila Barbosa et al. Histórias de vida em uma relação transdisciplinar com a universidade da maturidade. Brazilian Journal of Development, v. 5, n. 10, p. 17640-17646, 2019.
OSÓRIO, Neila Barbosa et al. Avós do século XXI: uma revisão de literatura. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 3, p. 24577-24589, 2021.
OSÓRIO, Neila Barbosa et al. Educação e aprendizagem ao longo da vida: uma prática educativa na universidade da maturidade. Brazilian Journal of Development, v. 7, n. 1, p. 10864-10877, 2021.
PEREIRA, Silvanis dos Reis Borges. A intergeracionalidade por meio da contação de histórias na Universidade da Maturidade da Universidade Federal do Tocantins. Dissertação (Mestrado em Educação). Universidade Federal do Tocantins – Campus Universitário de Palmas, 2020.
SANTOS, Terezinha Fátima Andrade Monteiro. A educação no desenvolvimento da Amazônia. Belém: ICED, 2014.
SANTOS, Layane Bastos dos et al. Envolvimento escolar e redes sociais na educação profissional e tecnológica: um estudo com discentes realizado pelo PROFEPT IFMA. In: [GKA EDUTECH 2020] Congreso Internacional de Tecnologías en la Educación. 2019.
SANTOS, Layane Bastos dos et al. Percepções e Concepções dos Docentes da Rede Federal de Educação acerca da Educação Profissional e Tecnológica. Revista Brasileira da Educação Profissional e Tecnológica, v. 1, n. 18, p. 8674, 2020.
URSI, Elizabeth Silva; GAVÃO, Cristina Maria. Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Revista Latino-Americana de Enfermagem, v. 14, n. 1, p. 124-131, 2006.
Publicado
2023-11-09