UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA TRABALHAR COM O DICIONÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

Resumen

O presente artigo tem como objetivo discutir a ampliação do uso do dicionário em sala de aula como um instrumento didático bastante significativo especificamente nas aulas de Língua Portuguesa, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Imperatriz-MA, tendo como ponto de partida o estudo do léxico sob o viés do texto. Discute-se o percurso histórico da Lexicografia, no Brasil, desde o período colonial até a contemporaneidade ressaltando a relevância da escolha de um dicionário sempre vinculado ao processo de ensino aprendizagem adequado às necessidades dos alunos jovens e adultos em diferentes contextos de prática de linguagem. O aporte teórico foi embasado em Biderman (1998), Irandé (2012), Krieger (2004) e Isquerdo (2007). A pesquisa é qualitativa, com aplicação de atividades por meio da Plataforma on line Geduc. A partir desse pressuposto, propôs-se uma atividade didática lexicográfica, a produção de um glossário, tendo como base a leitura do texto Antigamente, de Carlos Drummond de Andrade. Os resultados revelam que o dicionário é pouco utilizado em sala de aula, e faz se necessário, o uso desse importante recurso nas aulas de Língua Portuguesa, para que, o educando possa desenvolver as competências linguísticas e textuais. Desse modo, o referido estudo foi relevante para a ampliação do repertório lexical dos educandos na modalidade EJA, com ênfase no ensino aprendizado de língua materna.

Biografía del autor/a

Edna da Silva Torres, Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL)

Mestranda em Letrtas pela Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul). Especialização em Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade de Tecnologia Equipe Darwin (Fted). Atualmente é professora da Rede Municipal de Imperatriz , estado do Maranhão. 

Maria Célia Dias de Castro, Universidade Estadual do Maranhão (UEMA)

Doutora em Letras e Linguística pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Professora do Departamento de Letras da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA/Campus de Balsas). Professora do Programa de Pós-graduação (PPGLe) da Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL). Professora colaboradora PPGEC MINTER/DINTER UNIJUÍ e UNIBALSAS. Coordenadora projeto ATEMA, Apoio FAPEMA.

Citas

ANTUNES, Irandé. O uso do dicionário como objeto de estudo. In: Território das palavras: estudo do léxico em sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

BIDERMAN, Maria Tereza Camargo. Dimensões da palavra. Filologia e Linguística Portuguesa, n. 2, p. 81-118, Araraquara, 1998.

_______________. A formação e a consolidação da norma lexical e a lexicográfica no Português do Brasil. In: Nunes JH, Petter M, organizadores. História do saber lexical e constituição de um léxico brasileiro. São Paulo: Humanitas/FFLCH/USP: Pontes; 2002. p. 62-82.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Com Direito a Palavra: dicionários em sala de aula. Elaborado por Egon Rangel. Brasília: Ministério da Educação/Secretaria de Educação Básica, 2012. 148 p. (PNLD 2012: Dicionários). Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=downl oad&alias=12059-dicionario-em-sala-de-aula-pnld-pdf&Itemid=30192>. Acesso em: 01 jun. 2015.

_________. Guia de Livros Didáticos PNLD 2004: dicionários. Brasília: Ministério da Educação, Secretaria de Educação Fundamental, 2003. v. 4. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume4.pdf >. Acesso em: 10 dez. 2014.

» http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/volume4.pdf

_________. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

ISQUERDO, Aparecida Negri & Krieger, Maria da Graça (orgs.). 2004. As ciências do léxico: lexicologia, lexicografia, terminologia. Campo Grande: Ed. da UFMS, 2004. v. 2

KRIEGER, Maria da Graça. Dicionários para o ensino de língua materna: princípios e critérios de escolha. Revista Língua e Liteatura. V. 6/7, n. 10/11, UFRGS, 2004/2005.

_________. Dicionário de língua: um instrumento didático pouco explorado. In: TOLDO, C.S. (org.)Questão de Linguística. Passo Fundo, Universidade de Passo Fundo, 2003. p.70-87.

Uruguai e Missões, n.10/11, 2004 -2005.

OLIVEIRA, A. M.P.P. O Português do Brasil: Brasileirismos e Regionalismos. Tese de Doutoramento. Faculdade de Ciências e Letras, Unesp. Araraquara:1999.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012. 264p.

http://portal.mec.gov.br/pnld/dicionarios

Publicado
2022-04-08