UMA PROPOSTA DIDÁTICA PARA TRABALHAR COM O DICIONÁRIO NAS AULAS DE LÍNGUA PORTUGUESA NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA
Abstract
O presente artigo tem como objetivo discutir a ampliação do uso do dicionário em sala de aula como um instrumento didático bastante significativo especificamente nas aulas de Língua Portuguesa, na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA), no município de Imperatriz-MA, tendo como ponto de partida o estudo do léxico sob o viés do texto. Discute-se o percurso histórico da Lexicografia, no Brasil, desde o período colonial até a contemporaneidade ressaltando a relevância da escolha de um dicionário sempre vinculado ao processo de ensino aprendizagem adequado às necessidades dos alunos jovens e adultos em diferentes contextos de prática de linguagem. O aporte teórico foi embasado em Biderman (1998), Irandé (2012), Krieger (2004) e Isquerdo (2007). A pesquisa é qualitativa, com aplicação de atividades por meio da Plataforma on line Geduc. A partir desse pressuposto, propôs-se uma atividade didática lexicográfica, a produção de um glossário, tendo como base a leitura do texto Antigamente, de Carlos Drummond de Andrade. Os resultados revelam que o dicionário é pouco utilizado em sala de aula, e faz se necessário, o uso desse importante recurso nas aulas de Língua Portuguesa, para que, o educando possa desenvolver as competências linguísticas e textuais. Desse modo, o referido estudo foi relevante para a ampliação do repertório lexical dos educandos na modalidade EJA, com ênfase no ensino aprendizado de língua materna.
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