TECENDO LAÇOS NA CONSTRUÇÃO DE MATERIAL FORMATIVO VOLTADO AOS ESPAÇOS DE RECREAÇÃO E LAZER HOSPITALAR
Resumen
O presente artigo possui como objetivo construir uma cartilha de ensino em saúde utilizando materiais audiovisuais formativos/informativos voltados aos profissionais que desenvolvem suas práticas de saúde em hospitais pediátricos, visando o fortalecimento do ensino para os profissionais, acompanhantes e pacientes. Trata-se de um estudo descritivo, com abordagem qualitativa. A coleta de dados se deu por meio de entrevista, por meio de ligação telefônica, devido ao atual cenário pandêmico. Participaram do estudo oito profissionais de enfermagem, de nível superior, que desenvolvem atividade assistencial com crianças e adolescentes. Logo, por meio das entrevistas e posterior categorização das falas, emergiram duas categorias: Implementação de material áudio visual para a formação continuada: foco na brinquedoteca; Temáticas abordadas nos materiais: opinião dos profissionais. A partir das categorias a cartilha foi pensada sob o viés de dez eixos formativos: A criança e o processo saúde e doença; A relação entre a hospitalização e o lazer dentro do ambiente hospitalar; A história da brinquedoteca hospitalar no mundo e no Brasil; O amor é contagioso; A musicoterapia compreendida como elemento de recreação; Brinquedos e brinquedos terapêuticos; Benefícios dos espaços de recreação e lazer hospitalar; Reflexão sobre os espaços de recreação e lazer hospitalar; Espaços de Recreação hospitalar em tempos de Covid-19. Portanto foi possível perceber que os profissionais consideram a educação continuada importante e que a mesma poderia ser implementada para profissionais da brinquedoteca, por meio de recursos audiovisuais.
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