ANÁLISE DAS COMPETÊNCIAS DIGITAIS DOS PROFESSORES DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS – CÂMPUS PALMAS
Resumen
A finalidade deste trabalho foi analisar o nível de proficiência em tecnologias digitais de professores da UFT- Câmpus Palmas, por meio da ferramenta de autoavaliação DigCompEdu “Check-In”, desenvolvido pelo EU Science Hub (Centro de Ciências da União Europeia). Esta pesquisa compreende analisar as competências digitais dos docentes nas dimensões: profissional, pedagógica e de estudantes. A estrutura metodológica percorreu uma abordagem quantitativa de natureza exploratória e descritiva. Participaram desta pesquisa 102 docentes de diversas áreas de conhecimento, todos os participantes pertencentes ao Câmpus Universitário de Palmas. O resultado da pesquisa diagnosticou o nível das competências pedagógicas voltadas à tecnologia digital e mostrou que a média global dos docentes está no nível B1, que os classificam como “Integradores”, ou seja, possuem competência digital intermediária. Foi possível concluir também que a faixa etária não pode ser entendida como critério para o alcance de níveis mais elevados na autoavaliação DigCompEdu Check In. Além disso, a pesquisa mostrou que os professores apresentam melhor desempenho na dimensão “Capacitação dos estudantes”.
Citas
DEMO, Pedro. Pedro Demo aborda os desafios da linguagemno século XXI. In:Tecnologias na Educação: ensinando e aprendendo com as TIC: guia do cursista/Maria Umbelina Caiafa Salgado, Ana Lúcia Amaral. – Brasília; Ministério da Educação, Secretária de Educação à Distância; 2008. Cap. 4, p. 139.
COMISSÃO EUROPÉIA (UE). Centro Comum de Investi gação. Feedback DigCompEdu Check- -In. Bruxelas, 2017. Disponível em:htt ps://ec.europa.eu/eusurvey/runner/DigCompEdu-H-PT. Acesso em: 07 ago. 2020.
DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A. Avaliação das competências e fluência digitais de professores no ensino público médio e fundamental em Portugal. Revista Diálogo Educacional, v. 18, n. 58, 2018. Disponível em: htt ps://periodicos.pucpr.br/index.php/dialogoeducacional/arti cle/ view/24187. Acesso em: 10 ago. 2020
DIAS-TRINDADE, S.; MOREIRA, J. A.; NUNES, C. Escala de autoavaliação de competências digitais de professores. Procedimentos de construção e validação. Texto Livre: Linguagem e Tecnologia, [S.l.], v. 12, n. 2, maio 2019. ISSN 1983-3652. Disponível em: htt p://www.periodicos. letras.ufmg.br/index.php/textolivre/arti cle/view/14921/1125612422. Acesso em: 06 de set. de 2020.
GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 6 ed. São Paulo: Atlas, 2008.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).