CURRÍCULO E PROJETOS SOB O OLHAR INTERDISCIPLINAR: OBSERVAÇÕES CRÍTICAS E APROXIMAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS

Resumen

O presente estudo traz para a discussão questões ligadas ao Currículo e aos Projetos Escolares vistos sob o viés interdisciplinar. O objetivo principal foi de discutir as contribuições da epistemologia interdisciplinar para se discutir os projetos e o currículo escolares. Buscou-se em autores como Fazenda (2004; 2006), Japiassu (1976), Moraes (1997; 2008), dentre outros, algumas das principais fontes de discussão e análise deste estudo que, se caracteriza como qualitativo de natureza exploratória. A pesquisa identificou nas discussões acerca da epistemologia interdisciplinar, direcionamentos pedagógicos com possibilidades exitosas ao desenvolvimento de seus projetos e currículos. Além disso, os projetos escolares e o currículo, pensados e discutidos sob a ótica da interdisciplinaridade, podem subsidiar a discussão de propostas pedagógicas de viés democrático, bem como de promover na escola a construção de elementos metodológicos e político-pedagógicos, com maiores possibilidades de colaboração e participação.

Biografía del autor/a

Clebson Gomes da Silva, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Doutorando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação na Amazônia (PGEDA-UFPA). Mestre em Educação (PPGE/UFT). Graduado em Pedagogia (UFT). Graduado em Física (UFT). Professor da Educação Básica na Rede Estadual de Educação do Tocantins (SEDUC/TO).

Maria José de Pinho, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Pós-Doutorado em Educação (UALG-Portugal). Doutorado em Educação e Currículo (PUC-SP). Mestra em Educação (UFPE). Graduada em História (FAFI-BH). Graduada em Pedagogia (ICNPF). Professora Titular e Bolsista Produtividade do CNPq, na Universidade Federal do Tocantins – UFT. Professora do Programa de Pós-Graduação Mestrado em Educação (PPGE-UFT) e do Programa de Pós-Graduação Doutorado em Educação na Amazônia (PGEDA-UFPA).

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Publicado
2023-09-20
Sección
Artigos