CURRÍCULO E PROJETOS SOB O OLHAR INTERDISCIPLINAR: OBSERVAÇÕES CRÍTICAS E APROXIMAÇÕES EPISTEMOLÓGICAS
Abstract
O presente estudo traz para a discussão questões ligadas ao Currículo e aos Projetos Escolares vistos sob o viés interdisciplinar. O objetivo principal foi de discutir as contribuições da epistemologia interdisciplinar para se discutir os projetos e o currículo escolares. Buscou-se em autores como Fazenda (2004; 2006), Japiassu (1976), Moraes (1997; 2008), dentre outros, algumas das principais fontes de discussão e análise deste estudo que, se caracteriza como qualitativo de natureza exploratória. A pesquisa identificou nas discussões acerca da epistemologia interdisciplinar, direcionamentos pedagógicos com possibilidades exitosas ao desenvolvimento de seus projetos e currículos. Além disso, os projetos escolares e o currículo, pensados e discutidos sob a ótica da interdisciplinaridade, podem subsidiar a discussão de propostas pedagógicas de viés democrático, bem como de promover na escola a construção de elementos metodológicos e político-pedagógicos, com maiores possibilidades de colaboração e participação.
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