CONCEPÇÕES DE LETRAMENTO DIGITAL E A IDEIA RIZOMÁTICA DE DELEUZE E GUATTARI

Resumen

É notório que as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) representam uma linguagem de comunicação e um meio de trabalho essencial nos dias de hoje. Este artigo tem como objetivo analisar as concepções de letramento digital e a ideia rizomática proposta por Deleuze e Guattari. Para isso, desdobra-se em identificar as concepções de letramento digital; conhecer a ideia de rizoma, na perspectiva de Deleuze e Guattari; elencar contribuições na ideia de letramento digital com base no estudo de rizoma. Destacou-se como questão norteadora: quais as noções sobre o letramento digital e como este se relaciona com o rizoma, enquanto um conceito da pós- modernidade? Diante disso, utilizou-se como recorte teórico, autores como Soares (2003); Buzato (2003); Lévy (1999); Borges (2016); Deleuze e Guattari (2005; 1996; 1995), entre outros. O caminho metodológico trilhado foi a pesquisa exploratória e bibliográfica, com base na abordagem essencialmente qualitativa.

Biografía del autor/a

Maria José Albuquerque Santos, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Pós-doutorado em Educação na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG/ Faculdade de Educação/FAE). Doutorado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho. Mestrado em Educação pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho.  Atualmente é estatutária da Universidade Federal do Maranhão, atuando principalmente em Currículo, Didática, Estágio Supervisionado e Educação Infantil. Professora do Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica, vinculado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade Federal do Maranhão. Coordenadora Local do Curso de Pedagogia do Programa Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica - (PARFOR/MEC/CAPES/UFMA). Coordenadora Adjunta do Plano Nacional de Formação de Professores de Educação Básica (PARFOR/MEC/CAPES/UFMA). Coordenadora do Grupo de Estudo Currículo da Educação Básica (GPCEB) vinculado ao Programa de Pós-Graduação em Gestão do Ensino da Educação Básica. 

Raíssa Oliveira Everton, Universidade Federal do Maranhão (UFMA)

Graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual do Maranhão. Especialista em Metodologia do Ensino Superior (UFMA). Gestão Universitária (UEMA) e Informática da Educação (IFMA). Pós-graduanda em Educação e Tecnologia com habilitação em Metodologias ativas (UFSCar). 

Ronaldo Silva Júnior, Instituto Federal do Maranhão (IFMA)

Graduado em Direito (UNICEUMA). Graduado em Enfermagem (UFMA) e Licenciatura Plena em Pedagogia (INTERVALE) . Mestre em Cultura e Sociedade (PGCULT/UFMA). Socorrista (UNICEUMA). Especialista em Direito Penal/Processo Penal e em Responsabilidade Civil e Direito do Consumidor (Universidade Estácio de Sá). Especialista em Gestão em Saúde (UFMA). Especialista em Educação Especial e Inclusiva (INTERVALE). Professor Efetivo do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico do IFMA - Campus Pinheiro. Presidente da Comissão Permanente de Pessoal Docente (CPPD) do IFMA - Campus Pinheiro. Membro do Colegiado do Curso Superior Tecnológico em Gestão Ambiental do IFMA/Pinheiro. Coordenador local da Especialização em Informática na Educação do IFMA-São Raimundo das Mangabeiras - Polo IFMA/Pinheiro. Coordenador do Curso técnico em Administração do IFMA-Campus Pinheiro

Citas

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Publicado
2022-09-13