AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA: PERCEPÇÕES DOS SUJEITOS EDUCATIVOS NO E DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
Abstract
A avaliação institucional interna no ensino médio integrado deve se constituir como política de ensino e de gestão no âmbito dos Institutos Federais. Este estudo é um recorte da dissertação de mestrado defendida no Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica (ProfEPT) e tem como objetivo analisar as percepções dos sujeitos educativos do e no ensino médio integrado. Participaram dessa pesquisa, por adesão voluntária, 6 (seis) docentes, 5 (cinco) discentes, 6 (seis) técnicos administrativos e 5 (cinco) pais e/ou responsáveis de discentes. Como caminho metodológico, as rodas de conversa propiciaram o registro das falas dos participantes referente a avaliação institucional interna. Da análise temática (BARDIN, 2011) foram geradas duas categorias: avaliação institucional interna como processo de autoconhecimento; avaliação institucional interna: instrumento de melhoria dos processos e resultados educacionais. Afirma-se que a avaliação institucional interna é um processo formativo podendo impulsionar um movimento democrático e emancipatório dos sujeitos educativos.
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