ENTRE O ENSINO, A ARTE E A VIDA: OS TRAJETOS FORMATIVOS DE PROFESSORES DE ARTE ATUANTES EM UM INSTITUTO FEDERAL DE EDUCAÇÃO, CIÊNCIA E TECNOLOGIA
Resumen
Este artigo tem como objetivo analisar os trajetos formativos de professores de arte atuantes em um Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia. Através de uma pesquisa qualitativa, foram realizadas entrevistas semiestruturadas com cinco docentes de arte deste contexto de ensino. A análise dos dados foi através da análise de conteúdo (BARDIN, 2016). Autores, como Josso (2004), Nóvoa (1995) e Huberman (1995), auxiliaram na interlocução dos dados e na compreensão das narrativas docentes. Concluiu-se que através da formação acadêmica, da experiência de vida e do tempo na carreira os professores de arte consolidaram seus saberes e suas identidades docentes na EBPT e seguirão revisitando e ressignificando esses trajetos de formação.
Citas
ALVES, P. I. B. Satisfação/insatisfação no trabalho dos professores do 1º Ciclo do Ensino Básico: estudo do Concelho de Caldas da Rainha. 2010. 244 f. Dissertação (Mestrado em Supervisão Pedagógica) - Universidade Aberta, Lisboa, 2010.
AMARAL, C. G. F. do. Arte e ensino tecnológico: deslocamentos para pensar a formação docente. 2014. 131 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2014.
AMORIM, J. N. de; LOPONTE, L. G. As mãos de ouro de Sonia Gomes: costura e memória. 2018. Disponível em: https://www.ufrgs.br/arteversa/as-maos-de-ouro-de-sonia-gomes-costura-e-memoria/. Acesso em: 15 jul. 2021.
BARBOSA, A. M. Inquietações e mudanças no ensino da arte. São Paulo: Cortez, 2007.
BARDIN, L. A análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRANCHER, V.; OLIVEIRA, V. (org.). Formação de Professores em tempos de incerteza: imaginários, narrativas e processos auto-formadores. São Paulo: Paco Editora, 2017.
BRASIL. Lei nº 5.692, de 11 de agosto de 1971. Fixa Diretrizes e Bases para o ensino de 1° e 2º graus, e dá outras providências. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, 1971. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l5692.htm. Acesso em: 20 jul. 2021
BRASIL. Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, Brasília, DF, 1996. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 20 jul. 2021.
BRASIL. Lei nº 11.892, de 29 de dezembro de 2008. Institui a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, cria os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, e dá outras providências. Brasília, DF, 2008.
CUNHA, M. I. da. O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 39, n. 3, p. 609-625, jul./set. 2013.
CUNHA, M. I. da. Os conceitos de espaço, lugar e território nossos processos analíticos na formação de docentes universitários. Educação Unisinos, São Leopoldo, v. 12, n. 3, p. 182-186, set./dez. 2008.
FERREIRA, R. Entre o sagrado e o profano: o lugar social do professor. 1. ed. Rio de Janeiro: Quartet, 1998.
FONTANA, R. Como nos tornamos professora? Belo Horizonte: Autentica, 2000.
ISAIA, Silvia; BOLZAN, Doris. Construção da profissão docente/professoralidade em debate: desafios para a educação superior. In: CUNHA, M. (org.). Reflexões e práticas em pedagogia universitária. Campinas: Papirus, 2007, p. 161-177.
HUBERMAN, M. O ciclo profissional da vida dos professores. In: NÓVOA, Antonio. (org.). Vidas de professores. Portugal: Porto, 1995.
IMBERNÓN, F. Formação permanente do professorado: novas tendências. São Paulo: Cortez, 2009.
JANEIRO, R. B. O ensino da arte no nível médio integrado ao técnico: das políticas às concepções práticas em duas instituições federais do Rio de Janeiro. 2016. 129 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Estácio de Sá, Rio de Janeiro, 2016.
JOSSO, M. Experiência de vida e formação. São Paulo: Cortez, 2004.
KOUDELA, I. D.; SANTANA, A. P. de. Abordagens metodológicas do teatro na educação. Ciências Humanas em Revista, São Luís, v. 3, n. 2, p. 145-154, dez. 2005.
LOPONTE, L. G. Docência artista: arte, estética de si e subjetividades femininas. 2005. 208 f. Tese (Doutorado em Educação) - Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2005.
MACHADO, A. P. O. Filhos de professores = profissão professor? 2004. 180 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.
NÓVOA, A. Professores imagens do futuro presente. Lisboa: Educa, 2009.
NÓVOA, A. (org.). Vidas de professores. Porto: Porto, 1995.
OLIVEIRA, V. (org.). Imagens de professor: significações do trabalho docente. Ijuí: Editora Unijuí, 2000.
OLIVEIRA, V. M. F. de; MIORANDO, T. M. Encontros potentes produzidos pela investigação com histórias de vida. Revista Brasileira de Pesquisa (Auto) Biográfica, Salvador, v. 5, n. 13, p. 345-359, jan./abr. 2020.
SILVA, M. K. da A. Arte e cultura no contexto da educação profissional e tecnológica: uma análise das ações culturais e artísticas em Açailândia (MA). 2015. 127 f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) - Universidade Federal do Maranhão, São Luís, 2015.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 9. ed. Petrópolis: Vozes, 2008.
TRIVIÑUS, A. Introdução à pesquisa em Ciências Sociais. São Paulo: Atlas, 1987.
VILLELA, M. Poesia, gênero e paixão: digressões sobre a escrita da professoralidade. In: ICLE, Gilberto (org.) Pedagogia da arte: entre-lugares da criação. Porto Alegre: Editora UFRGS, 2010. p. 179-192.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).