OS AVANÇOS ANTIDEMOCRÁTICOS E A REFORMA EDUCACIONAL PÚBLICA: UMA “POSSÍVEL” REESTRUTURAÇÃO DA EXPLORAÇÃO DA FORÇA DE TRABALHO ATRAVÉS DO EMPREENDEDORISMO EDUCACIONAL
Resumen
Diante desta breve síntese busco elucidar as retomadas antidemocráticas do Brasil pós 2013 até as eleições de 2018, embarcando uma onda conservadora, fascista e antidemocrática e, deste modo, impondo em caráter de urgência reformas sociais primordiais, na relação do trabalho e da educação pública. Nesta conjuntura os alinhamentos com o empresariado nacional e estrangeiro na figura dos Estados Unidos da América, reforçam a hegemonia social na luta contra o Estado de bem-estar social, utilizando os avanços que a passos lentos foram conquistados pós Ditadura civil-militar, distorcendo e retirando direitos sociais, trabalhistas e educacionais. Passando a negar a democracia, a ciência, o serviço público e os movimentos sociais. Deste modo o objetivo é demonstrar como a classe burguesa brasileira operou o golpe de 2016 e tornou possível reestruturar hegemonicamente o poder do Estado para reformular a seu interesse a educação e as relações de trabalho na sociedade brasileira do século XXI.
Citas
COAN, Marival. Educação para o empreendedorismo: implicações epistemológicas, políticas e práticas. Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação. Programa de Pós-Graduação em Educação. Florianópolis, SC, 2011. Disponível em: https://repositorio.ufsc.br/xmlui/handle/123456789/94847. Acessado em: 06/04/2021.
COSTA, Alessandra Mello da; BARROS, Denise Franca; CARVALHO, José Luis Felicio. A Dimensão Histórica dos Discursos acerca do Empreendedor e do Empreendedorismo. RAC, Curitiba, v. 15, n. 2, art. 1, pp. 179-197, Mar./Abr. 2011 Disponível em: http://www.anpad.org.br/rac Acessado em: 06/04/2021.
DEITOS, Roberto Antônio. ESTADO E POLÍTICA PÚBLICA DE EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: OS MOTIVOS SOCIOECONÔMICOS E POLÍTICOS E AS RAZÕES EDUCACIONAIS E DEITOS, TEÓRICOIDEOLÓGICAS DA POLÍTICA EDUCACIONAL PARANAENSE. UEM, Seminário de pesquisa PPE, 2012. Disponível em: http://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:9AdPW_74EtAJ:www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2012/trabalhos/co_01/021.pdf+&cd=1&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acessado em: 20/05/2021.
DUARTE, Newton. Vigotski e o “aprender a aprender”: crítica às apropriações neoliberais e pós-modernas da teoria vigotskiana. 3. ed. Campinas, SP: Autores Associados, (Coleção educação contemporânea) 2004.
FERNANDES, Florestan. Apontamentos sobre a “Teoria do Autoritarismo”. – 1. ed. – São Paulo: Expressão Popular, 2019.
FREITAS, Luiz Carlos de. A reforma empresarial da educação: nova direita, velhas ideais. 1. Ed. – São Paulo: Expressão Popular, 2018.
GIOVANNI ALVES. A CRISE DO NEODESENVOLVIMENTISMO E AS PERSPECTIVAS DO TRABALHO: o Brasil no Século XXI. Revista do Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, n. 53, 2018. Disponível em: https://juslaboris.tst.jus.br/handle/20.500.12178/182353 Acessado em: 30/03/2021.
MARX, Karl. TRABALHO PRODUTIVO E TRABALHO IMPRODUTIVO. IN. MARX, Karl. ENGELS, Friedrich. História, natureza, trabalho e educação. Gaudêncio Frigotto, Maria Ciavatta e Roseli Salete Cadart (orgs.). 1ª ed. São Paulo: Expressão Popular, 2020.
MIGUEL, Luis Felipe. O colapso da democracia no Brasil: da constituição ao golpe de 2016. 1 ed. – São Paulo: Fundação Rosa Luxemburgo, Expressão Popular, 2019.
PINHO DE CARVALHO, Alba Maria; COSTA GUERRA, Eliana. BRASIL NO SÉCULO XXI NA GEOPOLÍTICA DA CRISE: para onde apontam as utopias? Revista de Políticas Públicas, Universidade Federal do Maranhão. São Luís, Brasil, 2016, pp. 267-280. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/5978 Acessado em: 28/03/2021.
PINHO, Carlos Eduardo Santos. Emergência e Declínio do Governo Dilma Rousseff à Luz das Capacidades do Estado Brasileiro (2011-2016). RBPO. Brasília • Volume 6, nº 1, 2016, p. 94 – 121. Disponível em: http://www.periodicoseletronicos.ufma.br/index.php/rppublica/article/view/5978 Acessado em: 15/03/2021.
SAMPAIO JR., P. Um desfecho melancólico: notas sobre o momento histórico e os desafios da esquerda. In: IELA/UFSC, 2016. Disponível em IE-UFRJ DISCUSSION PAPER: PINTO et. al, TD 006 - 2017. 40. Disponível em: https://iela.ufsc.br/noticia/um-desfecho-melancolico-notas-sobre-o-momento-historico-e-os-desafios-da-esquerda Acessado em: 16/03/2021.
SOUZA, Adriano Mohn. Jovens e educação empreendedora: que discurso é esse? 2006, 136 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica de Goiás/GO, 2006. Disponível em: http://tede2.pucgoias.edu.br:8080/bitstream/tede/1163/1/Adriano%20Mohn%20Souza.pdf Acessado em: 20/04/2021
SCHAEFER, Ricardo; MINELLO, Italo Fernando. EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA: PREMISSAS, OBJETIVOS E METODOLOGIAS. Revista Pensamento Contemporâneo em Administração, vol. 10, núm. 3, Rio de Janeiro, 2016. Disponível em: http://www.redalyc.org/articulo.oa?id=441747930006 Acessado em: 06/04/2021.
SILVEIRA SOARES, José Manoel Montanha da. RESENHA: A onda conservadora: ensaios sobre os atuais tempos sombrios no Brasil. DEMIER, F.; HOEVELER, R. (orgs.). A onda conservadora: ensaios sobre os atuais tempos sombrios no Brasil. Rio de Janeiro: Mauad X, 2016. Revista da Faculdade de Serviço Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro _ 1o Semestre de 2017 - n. 39, v. 15, p. 271- 275. Disponível em: https://webcache.googleusercontent.com/search?q=cache:t-M2zVIZRTIJ:https://www.e-publicacoes.uerj.br/index.php/revistaempauta/article/download/30390/21553+&cd=2&hl=pt-BR&ct=clnk&gl=br Acessado em: 15/03/2021.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).