DIÁLOGOS ENTRE A CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA, O LÉXICO E A CONSCIÊNCIA LEXICAL
Resumen
Os estudos sobre consciência linguística têm sido realizados tanto no contexto da Linguística Educacional quanto no contexto da Psicologia e da Psicolinguística. Neste estudo, as noções de Consciência Linguística serão as do campo educacional que apresentam as proposições de Hawkins (1985, 1999, 2016), James & Garret (1998), Bolitho (2003), Fairclough (1992), Bull (2000), Duarte (2008), Carter (2003), Svalberg (2007, 2009, 2016). A consciência lexical manifesta-se na apropriação significativa das palavras, usando-as em contextos distintos, fazendo sempre uma associação lógica àquilo que se quer transmitir enquanto utente da língua. Entenda-se que conhecer uma palavra numa língua não se limita à apreensão do significado ou da estrutura, mas também, saber como usá-la em distintas circunstâncias, quer no discurso oral quer no discurso escrito. Deste modo, ensinar e aprender o léxico passa a ser uma atividade constante e complexa dada a sua elasticidade na incorporação de novos elementos nas suas estruturas. De acordo com Olívia Figueiredo (2016) é a competência lexical que dá origem a outras competências, tais como, sociolinguística, comunicativa, pragmática e não deixa de ser o resultado de aprendizagens significativas.
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