DIÁLOGOS ENTRE A CONSCIÊNCIA LINGUÍSTICA, O LÉXICO E A CONSCIÊNCIA LEXICAL

Abstract

Os estudos sobre consciência linguística têm sido realizados tanto no contexto da Linguística Educacional quanto no contexto da Psicologia e da Psicolinguística. Neste estudo, as noções de Consciência Linguística serão as do campo educacional que apresentam as proposições de Hawkins (1985, 1999, 2016), James & Garret (1998), Bolitho (2003), Fairclough (1992), Bull (2000), Duarte (2008), Carter (2003), Svalberg (2007, 2009, 2016). A consciência lexical manifesta-se na apropriação significativa das palavras, usando-as em contextos distintos, fazendo sempre uma associação lógica àquilo que se quer transmitir enquanto utente da língua. Entenda-se que conhecer uma palavra numa língua não se limita à apreensão do significado ou da estrutura, mas também, saber como usá-la em distintas circunstâncias, quer no discurso oral quer no discurso escrito. Deste modo, ensinar e aprender o léxico passa a ser uma atividade constante e complexa dada a sua elasticidade na incorporação de novos elementos nas suas estruturas. De acordo com Olívia Figueiredo (2016) é a competência lexical que dá origem a outras competências, tais como, sociolinguística, comunicativa, pragmática e não deixa de ser o resultado de aprendizagens significativas.

Author Biography

Valéria Zanetti Ney, Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul

Doutora em Linguística Aplicada pela Unisinos (2019). Mestre em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2001). Professora particular de Língua Inglesa. Perita-Tradutora do Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul.

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Published
2022-04-08