DE PEQUENOS A GRANDES LEITORES: A MEDIAÇÃO DA LEITURA COMO MECANISMO IMPULSIONADOR DO PROTAGONISMO INFANTIL NA HORA DA HISTÓRIA

Palavras-chave: Educação Infantil. Letramento Emergente. Literatura. Mediação.

Resumo

Ouvir que a criança tem a dizer sobre suas percepções e memórias relacionadas à história narrada nos momentos de leitura nem sempre ocorre, o que minimiza seu papel nesse ato de formação e prazer, pois considera-se equivocadamente que ouvir a narrativa é muito mais importante do que dar voz à infância. Nessa perspectiva, objetiva-se verificar em que medida atividades com literárias contribuem para a promoção do letramento emergente de crianças. Para tal, foi adotado o seguinte percurso investigativo: (1) Aplicação do roteiro de Leitura; (2) Momentos de leitura, utilizando a estratégia do RECALL e (3) Avaliação dos resultados. Ao final da pesquisa, os alunos demonstraram habilidades de linguagem oral mais consolidadas, ampliaram seu vocabulário, melhoraram a construção narrativa, demonstraram grande interesse em propostas literárias, passaram de ouvintes a contadores de histórias e adquiriram conhecimentos sobre o mundo da escrita.

Biografia do Autor

Jéssica Maís Antunes, Universidade Feevale

Doutoranda em Diversidade Cultural e Inclusão Social pela Universidade Feevale como bolsista CAPES. Mestra em Letras pela Universidade Feevale.  Professora da rede municipal infantil de Campo Bom/RS. 

Marinês Andrea Kunz, Universidade Feevale

Doutora em Teoria da Literatura pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB). Professora na Universidade Feevale. 

Rosemari Lorenz Martins, Universidade Feevale

Doutora em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Coordenadora e Professora permanente do Programa em Diversidade Cultural e Inclusão Social e professora do curso de Letras da Universidade Feevale. 

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Publicado
2022-03-08