DE PEQUENOS A GRANDES LEITORES: A MEDIAÇÃO DA LEITURA COMO MECANISMO IMPULSIONADOR DO PROTAGONISMO INFANTIL NA HORA DA HISTÓRIA
Abstract
Ouvir que a criança tem a dizer sobre suas percepções e memórias relacionadas à história narrada nos momentos de leitura nem sempre ocorre, o que minimiza seu papel nesse ato de formação e prazer, pois considera-se equivocadamente que ouvir a narrativa é muito mais importante do que dar voz à infância. Nessa perspectiva, objetiva-se verificar em que medida atividades com literárias contribuem para a promoção do letramento emergente de crianças. Para tal, foi adotado o seguinte percurso investigativo: (1) Aplicação do roteiro de Leitura; (2) Momentos de leitura, utilizando a estratégia do RECALL e (3) Avaliação dos resultados. Ao final da pesquisa, os alunos demonstraram habilidades de linguagem oral mais consolidadas, ampliaram seu vocabulário, melhoraram a construção narrativa, demonstraram grande interesse em propostas literárias, passaram de ouvintes a contadores de histórias e adquiriram conhecimentos sobre o mundo da escrita.
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