NARRATIVAS AUTORAIS: PÁGINAS IMPRESSAS EM UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE
Resumen
Neste trabalho objetivamos compreender como as narrativas autorais, por meio do sociodrama, podem contribuir na práxis pedagógica, favorecendo a fruição do encontro, criatividade, consciência crítica e aprendizagem, tendo como protagonistas, alunos da educação básica. Realizamos esta investigação, por meio do entendimento da educação como prática de liberdade de Paulo Freire e o método do sociodrama criado por Jacob L. Moreno. Indagamos de que maneira pode se considerar o sociodrama e suas narrativas, uma metodologia para pesquisa em Educação. Uma ação pedagógica democrática de caráter autônomo e libertador contra opressores e mecanismos de opressão. Ancora-se, nos fundamentos pautados pelo ideário de uma educação para a conscientização crítica e democrática. Podendo vir a ser um dispositivo para a provocação do jovem como protagonista na construção de conhecimento e reconhecimento de si e do mundo a partir de suas próprias histórias.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).