NARRATIVAS AUTORAIS: PÁGINAS IMPRESSAS EM UM CAMINHO PARA A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE
Abstract
Neste trabalho objetivamos compreender como as narrativas autorais, por meio do sociodrama, podem contribuir na práxis pedagógica, favorecendo a fruição do encontro, criatividade, consciência crítica e aprendizagem, tendo como protagonistas, alunos da educação básica. Realizamos esta investigação, por meio do entendimento da educação como prática de liberdade de Paulo Freire e o método do sociodrama criado por Jacob L. Moreno. Indagamos de que maneira pode se considerar o sociodrama e suas narrativas, uma metodologia para pesquisa em Educação. Uma ação pedagógica democrática de caráter autônomo e libertador contra opressores e mecanismos de opressão. Ancora-se, nos fundamentos pautados pelo ideário de uma educação para a conscientização crítica e democrática. Podendo vir a ser um dispositivo para a provocação do jovem como protagonista na construção de conhecimento e reconhecimento de si e do mundo a partir de suas próprias histórias.
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