EDUCAÇÃO AMBIENTAL: A PRÁXIS EDUCATIVA EM ALTERNÂNCIA NA AMAZÔNIA AMAPAENSE

Palavras-chave: Escolas Família. Pedagogia da Alternância. Ecologia de Saberes.

Resumo

Na contraposição da fragmentação e reducionismo do conhecimento disciplinar a educação ambiental na educação básica compreende e integra o currículo escolar na vida cotidiana dos alunos, gerando discussões e aprendizados recíprocos que acolhem a diversidade e permitem construir soluções para problemas socioambientais complexos. No contexto da educação do campo e da pedagogia da alternância, a educação ambiental é inerentemente práxis educativa e de vida na busca por emancipação social e defesa de territórios, que aqui se configuram como territórios formativos. O objetivo deste trabalho é refletir sobre os processos formativos para uma educação ambiental holística junto à pedagogia da alternância, para isso descrevemos as experiências de educação ambiental vivenciadas em uma Escola Família agroextrativista na Amazônia amapaense, a readequação da proposta pedagógica no cenário de pandemia e a necessidade de fortalecimento da alternância.

Biografia do Autor

Raimunda Kelly Silva Gomes , Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Doutora em Educação (UFPA). Mestra em Biologia Animal (pela UFPA) e graduada em pedagogia (pela UFPA). Atualmente é professora da Universidade do Estado do Amapá (UEAP).

Janaina Freitas Calado , Universidade do Estado do Amapá (UEAP)

Doutora em Ecologia (UFRN). Mestra em Zoologia (UFPB) e graduada em Ciências Biológicas (UFRN). É professora Universidade do Estado do Amapá (UEAP). 

 

Referências

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Publicado
2022-09-13