O DIREITO À EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL A PARTIR DO ESTUDO DE CASO DA STARTUP YBYRAM: EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL GAMIFICADA

Palavras-chave: Educação. Educação sustentável. Agenda 2030. Gamificação. Digital.

Resumo

A sustentabilidade protagoniza uma gama de direitos planetários que vai além da relação “social, econômico e ambiental”, o que se torna evidente a partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Contudo, é desafiador educar as pessoas para que entendam tamanho protagonismo. Assim, a presente pesquisa busca demonstrar a relevância da educação sustentável digital e gamificada, sob viés de uma abordagem ecossistêmica dentro da sustentabilidade, na proposta pedagógica de ensino contemporâneo. Portanto, demonstra-se a relevância global da sustentabilidade a partir do marco legal da Agenda 2030; sustenta-se a proposta da educação digital e gamificada; e a relação entre educação digital e sustentabilidade é estabelecida. Por fim, valida-se a hipótese de educação sustentável digital e gamificada ao analisar a proposta da startup Ybyram. Parte-se da metodologia dedutiva, a partir da pesquisa bibliográfica e estudo de caso.

Biografia do Autor

Nicolle Sayuri França Uyetaqui, Ybyram Gamificação Sustentável Ltda.

Advogada socioambiental e sustentável. Sócia fundadora e Diretora Geral da Ybyram Gamificação Sustentável Ltda. Mestre em Direito Socioambiental e Sustentabilidade, pelo PPGD da PUCPR. Pós-graduada em Direito Ambiental, pela PUCPR. Graduada em Direito, pela PUCPR.

Bárbara Emi Martins Sato, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR

Médica Veterinária e estudante do segundo ano de pedagogia na PUC-PR.

Gabriela Mondini de Lima, Ybyram Gamificação Sustentável Ltda.

Sócia fundadora da Ybyram Gamificação Sustentável Ltda. Estudante de biologia na PUCPR. Com PIBITI 2017-2018 e PIBIC pela CNPq 2018-2019 na área de neuroblastoma; PIBIC com mobilidade internacional com bolsa pela PUCPR na área de biomateriais. 

Katia Ethiénne Esteves dos Santos, Pontifícia Universidade Católica do Paraná - PUC/PR

Pós doutoranda em Educação PUCPR, Doutora em Educação - Tema Educação Híbrida (2018) e Mestre em Educação - tema Educação a Distância (2012), pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Santo André (1988), graduação em Licenciatura em Estudos Sociais pela Universidade Santo André (1993) e especialização em Tecnologias Educacionais pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná. 

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Publicado
2021-10-06