O DIREITO À EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL A PARTIR DO ESTUDO DE CASO DA STARTUP YBYRAM: EDUCAÇÃO SUSTENTÁVEL GAMIFICADA
Abstract
A sustentabilidade protagoniza uma gama de direitos planetários que vai além da relação “social, econômico e ambiental”, o que se torna evidente a partir dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). Contudo, é desafiador educar as pessoas para que entendam tamanho protagonismo. Assim, a presente pesquisa busca demonstrar a relevância da educação sustentável digital e gamificada, sob viés de uma abordagem ecossistêmica dentro da sustentabilidade, na proposta pedagógica de ensino contemporâneo. Portanto, demonstra-se a relevância global da sustentabilidade a partir do marco legal da Agenda 2030; sustenta-se a proposta da educação digital e gamificada; e a relação entre educação digital e sustentabilidade é estabelecida. Por fim, valida-se a hipótese de educação sustentável digital e gamificada ao analisar a proposta da startup Ybyram. Parte-se da metodologia dedutiva, a partir da pesquisa bibliográfica e estudo de caso.
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