TUTORIAL PARA USO DA PLATAFORMA DIVERSA E FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO ESCOLAR INCLUSIVO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de elaboração de um tutorial digital, em formato video para navegação na Plataforma Diversa, que se configura como espaço virtual para compartilhamento de experiências no contexto da Educação Especial a ser aproveitado na formação docente. Foi realizado um estudo exploratório com vistas à produção do tutorial, um objeto de aprendizagem a ser empregado em processos formativos. O tutorial serve-se de linguagem mobile podendo, assim, ser utilizado em dispositivos móveis e está acessível em Libras.O vídeo tutorial está disponível, hospedado no portal Educapes, com grande alcance de divulgação. A construção desse objeto de aprendizagem evidenciou o potencial do uso de tecnologias da informação como ferramenta para a formação docente na perspectiva inclusiva, notadamente, na construção de objetos de aprendizagem que possam dar suporte a processos formativos de docentes.
Citas
BARDY, L. R. Objetos de aprendizagem em contextos inclusivos: subsídios para a formação de professores. Dissertação Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, 2010.
BARDY, L. R., HAYASHI, M. C. P. I., SCHLÜNZEN, E. T. M., & SEABRA JÚNIOR, M. O. Objetos de Aprendizagem como recurso pedagógico em contextos inclusivos: subsídios para a formação de professores a distância. Rev. bras. educ. espec. Marília, v. 19, n. 2, p. 273-288,June 2013.
BRAGA, J. C. Objetos de aprendizagem, volume 2: Metodologia de desenvolvimento. Santo André: Editora da UFABC, 2015.
BRAGA, Juliana Cristina. Objetos de Aprendizagem, volume 1: Introdução e fundamentos. Santo André: Editora UFABC, 2015a.
BONILLA, M. H. S; OLIVEIRA, P. C. S. Inclusão digital: ambiguidades em curso. BONILLA, M. H. S; PRETTO, N. D. L. (org.). Inclusão digital: polêmica contemporânea [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 23-48.
CARVALHO, Célia Regina. As tecnologias móveis na escola e o trabalho docente: as contribuições de uma pesquisa intervenção na formação continuada de professores da educação básica. Tese de doutorado em educação. Presidente prudente, UNESP, 2017.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO – Cetic. TIC DOMICÍLIOS: Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiro. Disponível em(2019)https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123121817/tic_dom_2019_livro_eletronico.pdf. Acesso em 28 de março de 2020.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO – Cetic. TIC EDUCAÇÃO: Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras(2019a). Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123090444/tic_edu_2019_livro_eletronico.pdf Acesso em 28 de março de 2020.
LIMA, A. D ́Império, Retratos da educação no contexto da pandemia do coronavírus: perspectivas em diálogo. FCC, Fund. Leman, Fund. Roberto Marinho, Instituto Península, Itaú Social. 2020
DIVERSA. Diversa: educação inclusiva na prática. Disponível em
ELIAS, Ana Paula de Andrade Janz; MOTTA, Marcelo Souza; KALINKE, Marco Aurélio. Construção de Objetos de Aprendizagem para a Educação Básica por Meio de um Curso Sobre o Scratch para Estudantes de Licenciaturas. Renote. V. 16 Nº 2, dezembro, 2018
EMER, Simone de Oliveira. Inclusão escolar: a formação docente para uso das TICs aplicadas como tecnologia assistiva na sala de recurso multifuncional e na sala de aula. Tese de doutorado em educação. UFRGS, 2011.
FANTIN, M. A escola e a cultura digital: os usos dos meios e os consumos culturais de professores. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 2014.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS- FCC. Educação escolar em tempos de pandemia – Informe 2. São Paulo: FCC, 2020. Disponível em https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-2 Acesso em 28 de março de 2020
GIROTO, Claudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; OMOTE, Sadao. As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012
GUEDES, Daniele F.; NETO, João Coelho Neto, BLANCO Marília Bazan, Percurso investigativo de um curso de capacitação para professores com o uso de recurso tecnológico na alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revista Educação Especial, v 33, 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA-IBGE. Acesso a internet, à televisão e à posse de telefone móvel e celular para uso pessoal 2018 – Análise de Resultados. Pesquisa Nacional por amostra de domicílios contínua. (PNAD). IBGE. Disponível em https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad continua.html?edicao=27138&t=resultados. Acesso em 25 de março de 2020.
NASCIMENTO, H C C do; MAGALHÃES, R C B P. Tutorial da Plataforma Diversa. 7:24’. Portal Educapes. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584177 Acesso 30 dez. 2020.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. Braziliense: São Paulo, 1994.
PEDRO, Ketilin Mayra; CARVALHO, Dariel. Objetos de aprendizagem: um panorama da produção acadêmica nacional. Revista Linhas. Florianópolis, v. 19,n. 40,p. 414-433,maio/ago.2018.
RODRIGUES, Rui Martinho. Pesquisa Acadêmica: como facilitar o processo de preparação de suas etapas. São Paulo; Atlas, 2007.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora. Tecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com transtornos de espectro autista. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 21, n. 4, p. 349-366, dez. 2015 . Disponível em
SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora; BASSO, Lourenço de Oliveira. Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 18, n. 3, p. 449-468, set. 2012 . Disponível em
SAVIANI, D. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, Santarém, v. 10, p. 01-25, 2020.
SILVA, Priscila; SOUZA, Carlos Affonso e MANGUETH, Ana lara. Media literacy: como a educação pode ajudar a combater a desinformação? CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO – Cetic. TIC EDUCAÇÃO: Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras(2019a). Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123090444/tic_edu_2019_livro_eletronico.pdf Acesso em 28 de março de 2020.
TRIVINOS, Augusto N. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo Atlas, 2006.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).