TUTORIAL PARA USO DA PLATAFORMA DIVERSA E FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO ESCOLAR INCLUSIVO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO

Abstract

Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de elaboração de um tutorial digital, em formato video para navegação na Plataforma Diversa, que se configura como espaço virtual para compartilhamento de experiências no contexto da Educação Especial a ser aproveitado na formação docente. Foi realizado um estudo exploratório com vistas à produção do tutorial, um objeto de aprendizagem a ser empregado em processos formativos. O tutorial serve-se de linguagem mobile podendo, assim, ser utilizado em dispositivos móveis e está acessível em Libras.O vídeo tutorial está disponível, hospedado no portal Educapes, com grande alcance de divulgação. A construção desse objeto de aprendizagem evidenciou o potencial do uso de tecnologias da informação como ferramenta para a formação docente na perspectiva inclusiva, notadamente, na construção de objetos de aprendizagem que possam dar suporte a processos formativos de docentes.

Author Biographies

Helayne Cristina Carvalho do Nascimento, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia (UFPB), especialista em Psicopedagogia (Faculdade Atlântico) e em Educação Especial (UFC). Atualmente mestranda do Programa de Pós-graduação em Educação Especial da UFRN e servidora pública da Prefeitura Municipal de João Pessoa – PB.

Rita de Cássia Barbosa Paiva Magalhães, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduada em Pedagogia (UFC), mestra em Educação Especial (UFSCar) e doutora em Educação (UFC). Atualmente é professora associada da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) no Centro de Educação. Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação e do Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, ambos da UFRN.

Andrialex William da Silva, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Graduado em Pedagogia (UFRN), especialista em Literatura e Ensino (IFRN) e em Psicopedagogia Escola (UNINASSAU). Mestre em educação (UFRN) e atualmente doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFRN.

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Published
2021-06-23