TUTORIAL PARA USO DA PLATAFORMA DIVERSA E FORMAÇÃO DOCENTE EM CONTEXTO ESCOLAR INCLUSIVO: UM ESTUDO EXPLORATÓRIO
Abstract
Este artigo tem como objetivo apresentar o processo de elaboração de um tutorial digital, em formato video para navegação na Plataforma Diversa, que se configura como espaço virtual para compartilhamento de experiências no contexto da Educação Especial a ser aproveitado na formação docente. Foi realizado um estudo exploratório com vistas à produção do tutorial, um objeto de aprendizagem a ser empregado em processos formativos. O tutorial serve-se de linguagem mobile podendo, assim, ser utilizado em dispositivos móveis e está acessível em Libras.O vídeo tutorial está disponível, hospedado no portal Educapes, com grande alcance de divulgação. A construção desse objeto de aprendizagem evidenciou o potencial do uso de tecnologias da informação como ferramenta para a formação docente na perspectiva inclusiva, notadamente, na construção de objetos de aprendizagem que possam dar suporte a processos formativos de docentes.
References
BARDY, L. R. Objetos de aprendizagem em contextos inclusivos: subsídios para a formação de professores. Dissertação Universidade Federal de São Carlos. Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, 2010.
BARDY, L. R., HAYASHI, M. C. P. I., SCHLÜNZEN, E. T. M., & SEABRA JÚNIOR, M. O. Objetos de Aprendizagem como recurso pedagógico em contextos inclusivos: subsídios para a formação de professores a distância. Rev. bras. educ. espec. Marília, v. 19, n. 2, p. 273-288,June 2013.
BRAGA, J. C. Objetos de aprendizagem, volume 2: Metodologia de desenvolvimento. Santo André: Editora da UFABC, 2015.
BRAGA, Juliana Cristina. Objetos de Aprendizagem, volume 1: Introdução e fundamentos. Santo André: Editora UFABC, 2015a.
BONILLA, M. H. S; OLIVEIRA, P. C. S. Inclusão digital: ambiguidades em curso. BONILLA, M. H. S; PRETTO, N. D. L. (org.). Inclusão digital: polêmica contemporânea [online]. Salvador: EDUFBA, 2011, pp. 23-48.
CARVALHO, Célia Regina. As tecnologias móveis na escola e o trabalho docente: as contribuições de uma pesquisa intervenção na formação continuada de professores da educação básica. Tese de doutorado em educação. Presidente prudente, UNESP, 2017.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO – Cetic. TIC DOMICÍLIOS: Pesquisa Sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nos Domicílios Brasileiro. Disponível em(2019)https://cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123121817/tic_dom_2019_livro_eletronico.pdf. Acesso em 28 de março de 2020.
CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO – Cetic. TIC EDUCAÇÃO: Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras(2019a). Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123090444/tic_edu_2019_livro_eletronico.pdf Acesso em 28 de março de 2020.
LIMA, A. D ́Império, Retratos da educação no contexto da pandemia do coronavírus: perspectivas em diálogo. FCC, Fund. Leman, Fund. Roberto Marinho, Instituto Península, Itaú Social. 2020
DIVERSA. Diversa: educação inclusiva na prática. Disponível em
ELIAS, Ana Paula de Andrade Janz; MOTTA, Marcelo Souza; KALINKE, Marco Aurélio. Construção de Objetos de Aprendizagem para a Educação Básica por Meio de um Curso Sobre o Scratch para Estudantes de Licenciaturas. Renote. V. 16 Nº 2, dezembro, 2018
EMER, Simone de Oliveira. Inclusão escolar: a formação docente para uso das TICs aplicadas como tecnologia assistiva na sala de recurso multifuncional e na sala de aula. Tese de doutorado em educação. UFRGS, 2011.
FANTIN, M. A escola e a cultura digital: os usos dos meios e os consumos culturais de professores. XXXII Congresso Brasileiro de Ciências da Comunicação – Curitiba, PR – 4 a 7 de setembro de 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia. Rio de Janeiro: Ed. Paz e Terra, 2014.
FUNDAÇÃO CARLOS CHAGAS- FCC. Educação escolar em tempos de pandemia – Informe 2. São Paulo: FCC, 2020. Disponível em https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-2 Acesso em 28 de março de 2020
GIROTO, Claudia Regina Mosca; POKER, Rosimar Bortolini; OMOTE, Sadao. As tecnologias nas práticas pedagógicas inclusivas. Marília Oficina Universitária; São Paulo: Cultura Acadêmica, 2012
GUEDES, Daniele F.; NETO, João Coelho Neto, BLANCO Marília Bazan, Percurso investigativo de um curso de capacitação para professores com o uso de recurso tecnológico na alfabetização de alunos com Transtorno do Espectro Autista. Revista Educação Especial, v 33, 2020.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA-IBGE. Acesso a internet, à televisão e à posse de telefone móvel e celular para uso pessoal 2018 – Análise de Resultados. Pesquisa Nacional por amostra de domicílios contínua. (PNAD). IBGE. Disponível em https://www.ibge.gov.br/estatisticas/sociais/trabalho/17270-pnad continua.html?edicao=27138&t=resultados. Acesso em 25 de março de 2020.
NASCIMENTO, H C C do; MAGALHÃES, R C B P. Tutorial da Plataforma Diversa. 7:24’. Portal Educapes. Disponível em: http://educapes.capes.gov.br/handle/capes/584177 Acesso 30 dez. 2020.
ORTIZ, Renato. Mundialização e cultura. Braziliense: São Paulo, 1994.
PEDRO, Ketilin Mayra; CARVALHO, Dariel. Objetos de aprendizagem: um panorama da produção acadêmica nacional. Revista Linhas. Florianópolis, v. 19,n. 40,p. 414-433,maio/ago.2018.
RODRIGUES, Rui Martinho. Pesquisa Acadêmica: como facilitar o processo de preparação de suas etapas. São Paulo; Atlas, 2007.
SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora. Tecnologias móveis na inclusão escolar e digital de estudantes com transtornos de espectro autista. Rev. bras. educ. espec., Marília, v. 21, n. 4, p. 349-366, dez. 2015 . Disponível em
SANTAROSA, Lucila Maria Costi; CONFORTO, Débora; BASSO, Lourenço de Oliveira. Eduquito: ferramentas de autoria e de colaboração acessíveis na perspectiva da web 2.0. Rev. bras. educ. espec., Marília , v. 18, n. 3, p. 449-468, set. 2012 . Disponível em
SAVIANI, D. Crise estrutural, conjuntura nacional, coronavírus e educação – o desmonte da educação nacional. Revista Exitus, Santarém, v. 10, p. 01-25, 2020.
SILVA, Priscila; SOUZA, Carlos Affonso e MANGUETH, Ana lara. Media literacy: como a educação pode ajudar a combater a desinformação? CENTRO REGIONAL DE ESTUDOS PARA O DESENVOLVIMENTO DA SOCIEDADE DA INFORMAÇÃO – Cetic. TIC EDUCAÇÃO: Pesquisa sobre o Uso das Tecnologias de Informação e Comunicação nas Escolas Brasileiras(2019a). Disponível em: https://www.cetic.br/media/docs/publicacoes/2/20201123090444/tic_edu_2019_livro_eletronico.pdf Acesso em 28 de março de 2020.
TRIVINOS, Augusto N. Introdução à pesquisa em ciências sociais. São Paulo Atlas, 2006.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).