CORREDORA CABOKÈTYKA

Resumen

   

Biografía del autor/a

Pedro Olaia, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia (UFPA). Engenheiro eletricista. Professor de Matemática da rede estadual de ensino do Pará (SEDUC-PA).  Performer, ator e articulador cultural. 

José Sena, Museu Paraense Emílio Goeldi (MPEG)

Doutor em Linguística Aplicada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia pela Universidade Federal do Pará (UFPA). Pesquisador no Programa de Pós-graduação em Diversidade Sociocultural (Antropologia) do Museu Paraense Emílio Goeldi (PPGDS/MPEG). 

Marília Frade, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Pedagoga pela Universidade do Estado do Pará. Mestra em Educação em Ciências e Matemáticas pelo Instituto de Educação Matemática e Científica (UFPA). Especialista em Educação na Secretaria de Estado de Educação do Pará. Professora substituta no Instituto de Estudos Costeiros (UFPA-Bragança). Performer, atriz e articuladora cultural. 

Paulo Cézar Jr, Universidade Federal do Pará (UFPA)

Ator, performer, diretor e produtor cultural. Mestre em Artes pela UFPA. Licenciado em Teatro pela UFPA. Técnico em Teatro pela UFPA.  Integrante do Grupo de Pesquisa Perau – Memória, História e Artes Cênicas na Amazônia (CNPq/UFPA) e Correnteza Produções e Zecas Coletivo de Teatro. 

Xan Marçall, Escolinha Maria Felipa (Salvador/BA)

Kaaboka amazonida. Artista multilinguagem. Licenciada em Teatro pela UFBA. Professora de Teatro. Arte-educadora. Ilustradora. Escritora. Performer. Ativista nas lutas Trans e HIV/AIDS. 

Mariah Ferreira, Instituto Federal de Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA)

Atriz. Performer.Mulher trans bragantina. Estudante de Gestão Ambiental pela Instituto Federal do Pará (IFPA/Bragança). 

Sandreson Marcelo, Prefeitura Municipal de Bragança/PA

Mestre em Linguagens e Saberes na Amazônia pela UFPA. Pós-graduado em Produção Audiovisual e Cinema Digital pela IESAM-Estácio. Especialista em Tradução pela UFPA. Pesquisador vinculado ao grupo de pesquisa VISAGEM. Roteirista associado a ABRA. Diretor de Fotografia e Roteirista na Sapucaia Filmes. 

Citas

BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Líquida. São Paulo: Zahar, 2001.

FERNANDES, Estevão. Homossexualidade indígena no Brasil: um roteiro histórico-bibliográfico. Revisa de Antropologia do Centro-Oeste — ACENO, n. 5, p. 14–38, 2016.

MARIA DO BAIRRO. Bate papo com Maria do Bairro em seu espaço cultural no Taperaçu-Campo. Disponibilidade em: <https://youtu.be/0qCZq2-tUV8>. Acesso em 17 abr. 2021

OLAIA, Pedro; LEITE, Jessica. Caboquética: Sophia vivendo um dia de cada vez. Revista Fotocronografias: revista virtual do Banco de Imagens e Efeitos Visuais BIEV-LAS-PPGAS-IFCH da UFRGS, Porto Alegre, v. 7, n. 15, 2021. Disponibilidade em: <https://medium.com/fotocronografias/vol-07-num-15-2021-5a178ceb9f44>. Acesso em: 17 abr. 2021.

OLAIA, Pedro. Transmarginalcaboca: sophias, drags e outras dissidências nas amazônias. Orientador: Prof: Luis Junior Saraiva. 2017. 213f. Dissertação (Mestrado em Linguagens e Saberes na Amazônia) — UFPA, Bragança-PA, 2019.

PIVA, Roberto. Poema vertigem. Estranhos sinais de Saturno, Obras reunidas Volume III. Organização Alcyr Pérola. São Paulo: Globo, 2008. p.75

SENA, José. CORPOS DISSIDENTES, SAÚDE SEXUAL E MICROBIOPOLÍTICAS DE RESISTÊNCIA NA AMAZÔNIA ATLÂNTICA. TRABALHOS EM LINGUÍSTICA APLICADA, v. 59, p. 1710-1734, 2020.

SENA, José. Caboka Bixa: perfomances e políticas de territorializar o cu/queer. In: SOUZA, D.; SANTOS, D.; ZACARIAS, V.. (Org.). Bixas pretas: dissidências, memórias e afetividades. 1ed.Salvador: No prelo.

VERGUEIRO, Viviane. Por inflexões decoloniais de corpos e identidades de gênero inconformes: uma análise autoetnográfica da cisgeneridade como normatividade. Orientador: Prof. Dr. Djalma Thürler. 2014. 243f. Dissertação (Mestrado em Cultura e Sociedade) — UFBA, 2015.

Publicado
2022-02-14