A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: A EJA COMO INSTRUMENTO QUE CONSIDERA A TRAJETÓRIA SOCIAL E EDUCACIONAL DE SUJEITOS

Resumen

O presente artigo trata da temática da construção da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil a partir do processo histórico e pedagógico, considerando a multidimensionalidade de sua trajetória. As reflexões se desdobraram no sentido de definir esse conceito no espaço da cidade e, por fim, refletir sobre a dimensionalidade e os horizontes da EJA. Essa proposta de análise se desenvolveu a partir da metodologia da pesquisa bibliográfica fazer um estudo com a abordagem histórico-crítica, que busca, a partir do estudo do processo histórico, analisar e refletir sobre o desenvolvimento da dinâmica educacional no Brasil voltada a jovens e adultos. Neste sentido, espera-se contribuir para o aprofundamento das questões voltadas à Educação de jovens e adultos em termos conceituais e históricos, dialogando e estabelecendo relações com outras formas de percepção deste processo.

Biografía del autor/a

Angela Michele Suave, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Doutorado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP). Mestrado em Programa de Estudos Pós-Graduados em Serviço Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP).  Graduação em Serviço Social pela Universidade do Vale do Paraíba (Univap).  Atualmente é professora assistente da Universidade de Taubaté (UNITAU). 

Juliana Marcondes Bussolotti, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Pós-doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Territorial na América Latina e Caribe - TerritoriAL (UNESP/SP). Doutorado em Geografia pela Universidade Estadual Paulista. Mestrado em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté. Atualmente é pesquisadora da Universidade Estadual Paulista, faz parte da diretoria da Associação Cunhambebe da Ilha Anchieta. Professora da Universidade de Taubaté. Professora coordenadora adjunta do Mestrado Profissional em Educação da Universidade de Taubaté.

Tiago Bueno dos Santos, Universidade de Taubaté (UNITAU)

 Mestrando em Educação pela Universidade de Taubaté. Especialização em MBA em Gestão Escolar pela Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (ESALQ). Professor de História da Secretaria de Estado da Educação de São Paulo. 

Felipe Adriano Gomes, Universidade de Taubaté (UNITAU)

Mestrando em Educação pela Universidade de Taubaté (UNITAU). Graduação em Geografia pela Universidade de Taubaté.  Atualmente é orientador pedagógico no Colégio Progressão ( Poliedro). Professor e tutor da Universidade Metropolitana de Santos. 

Citas

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Publicado
2022-02-14