A EFETIVAÇÃO DO DIREITO À EDUCAÇÃO NO BRASIL: A EJA COMO INSTRUMENTO QUE CONSIDERA A TRAJETÓRIA SOCIAL E EDUCACIONAL DE SUJEITOS
Abstract
O presente artigo trata da temática da construção da Educação de Jovens e Adultos (EJA) no Brasil a partir do processo histórico e pedagógico, considerando a multidimensionalidade de sua trajetória. As reflexões se desdobraram no sentido de definir esse conceito no espaço da cidade e, por fim, refletir sobre a dimensionalidade e os horizontes da EJA. Essa proposta de análise se desenvolveu a partir da metodologia da pesquisa bibliográfica fazer um estudo com a abordagem histórico-crítica, que busca, a partir do estudo do processo histórico, analisar e refletir sobre o desenvolvimento da dinâmica educacional no Brasil voltada a jovens e adultos. Neste sentido, espera-se contribuir para o aprofundamento das questões voltadas à Educação de jovens e adultos em termos conceituais e históricos, dialogando e estabelecendo relações com outras formas de percepção deste processo.
References
ARROYO, Miguel. Outros Sujeitos, Outras Pedagogias. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
BRASIL. Documento Base Nacional. Desafios da Educação de Jovens e Adultos no Brasil. MEC: 2008. Disponível: http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/confitea_docbase.pdf. Acesso em: 10 jan. 2020.
CAPUCHO, Vera. Educação de Jovens e Adultos: práticas pedagógicas e fortalecimento da cidadania. São Paulo: Cortez, 2012.
CATELLI JR., Roberto, DI PIERRO, Maria Clara, GIROTTO, Eduardo Donizeti. A política paulistana de EJA: territórios e desigualdades. Estudos em Avaliação Educacional, São Paulo, v. 30, n. 74, p. 454-484, maio/ago. 2019. Disponível: http://publicacoes.fcc.org.br/ojs/index.php/eae/article/view/5734. Acesso em: 20 fev. 2020.
CERTEAU, Michel. A invenção do cotidiano: 1. Artes de fazer. Trad. Ephraim Ferreira Alves. 22. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.
DREYER, Loiva. Alfabetização: o olhar de Paulo Freire. In: Anais do X Congresso Nacional de Educação – EDUCERE, 2011. Pontífice Universidade Católica do Paraná. Curitiba, PR: Educere, 2011. Disponível: https://educere.bruc.com.br/CD2011/pdf/5217_2780.pdf. Acesso em: 10 fev. 2020.
FANON, Frantz. Os condenados da terra. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1968.
FREIRE, Paulo. Pedagogia do oprimido. 67. ed. Rio de Janeiro/São Paulo: Paz e Terra, 2019.
HADDAD, Sérgio, DI PIERRO, Maria Clara. Escolarização de Jovens e Adultos. Revista Brasileira de Educação. 2000, n.14, pp.108-130. Disponível: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1413-24782000000200007&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 20 fev. 2020.
MARX, Karl. Sobre a questão judaica. São Paulo: Boi tempo, 2010.
PIERRO, M.C. Educação de jovens e adultos - EJA. In: OLIVEIRA, D.A.; DUARTE, A.M.C.; VIEIRA, L.M.F. Dicionário: trabalho, profissão e condição docente. Belo Horizonte: UFMG/Faculdade de Educação, 2010. CDROM.
SAVIANI, Dermeval. Pedagogia Histórico-Crítica: primeiras aproximações. 11. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
VIERIA, Evaldo. Os direitos e a Política Social. São Paulo: Cortez, 2004.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).