ENTRE A GINGA E A RELAÇÃO COM O SABER NA RODA DE CAPOEIRA: NOTAS SOBRE O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM JOVEM CAPOEIRISTA EM MACEIÓ/AL

Palavras-chave: Ancestralidade. Capoeira. Juventude. Relação com o saber.

Resumo

Objetiva-se compreender a relação com o saber estabelecida por um jovem na roda de capoeira. O grupo de capoeira observado neste trabalho se reúne em uma das praças no Conjunto Eustáquio Gomes de Melo, Cidade Universitária, Maceió, Alagoas. A capoeira é considerada um espaço de formação, contrariando o pensamento de que somente a escola, como instituição formal de ensino, é capaz de ensinar os saberes. A LDBEN (n.º 9.394/96), em seu artigo primeiro, parte de um conceito de educação que abrange todo processo de formação que pode ocorrer em diversos lugares, entre eles, as manifestações culturais. Nesse sentido, o jovem entrevistado nesta pesquisa mostra que a roda de capoeira vai além de uma luta ou dança, “ela forma para a vida” e identidades. Classificada como uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados, a entrevista como prática reflexiva na perspectiva de Szymanski (2008) e observação in loco. A capoeira como instrumento da ancestralidade permite o fortalecimento da identidade, do pertencimento e da subjetividade dos jovens negros e não negros, permitindo maior posicionamento da pessoa na sociedade.

Biografia do Autor

Igor Rafael Bispo Santos, Universidade Federal de Alagoas (PPGH-UFAL)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Alagoas (PPGH-UFAL), Professor de História dos anos finais e de ensino médio da educação básica.

Lílian Bárbara Cavalcanti Cardoso, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutoranda e mestra em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Graduada em Pedagogia na UFAL. Especialista em Psicopedagogia cursado no Instituto Batista de Ensino Superior de Alagoas (Ibesa). Atualmente é professora efetiva da Secretaria de Educação de Maceió (Semed) e desenvolve pesquisa no Grupo de Pesquisa Juventudes, Cultura e Formação (GPEJUV-UFAL), vinculado ao CNPq/Ufal. 

Roseane Maria de Amorim, Universidade Federal da Paraíba - UFPB

Mestra e doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco. Licenciada em História pela Universidade Católica de Pernambuco. Professora da Universidade Federal da Paraíba. Professora do Departamento de Fundamentação da Educação e do Programa de Pós-Graduação no Mestrado Profissional em Ensino de História pela UFPE.                                                                                              

Rosemeire Reis , Universidade Federal de Alagoas - UFAL

Mestra e doutora em Educação: Didática, Teorias de Ensino e Práticas Escolares pela Faculdade de Educação da USP, bolsista produtividade CNPq, com pós-doutorado em Educação em 2012 sob a supervisão do Prof. Dr. Bernard Charlot, pela Universidade Federal de Sergipe (2012), e em 2016/2017, sob a supervisão da Profa. Dra. Christine Delory-Momberger pela Universidade Sorbonne Paris Nord. Líder do Grupo de Pesquisa Juventudes, Culturas e Formação – (GPEJUV -UFAL), vinculado ao CNPq/Ufal. Integra o REPERES (Rede de Pesquisa sobre Relação com o saber) e o GIS Le Sujet dans la Citê (Universidade Sorbonne Paris Nord). É professora no Programa de Pós-Graduação do Cedu-Ufal e dos cursos de licenciatura na mesma instituição.        

Referências

BACHELARD, Gaston. La formation de l'esprit scientifique: contribution à une psychanalyse de la connaissance objective. Paris: Vrin, 1938.

BESSA, Alberto. A giria portugueza: esboço de diccionario de ‘calão’. Prefacio do Dr. Theophilo Braga. Lisboa: Livraria Central de Gomes de Carvalho, 1901. (A Linguagem Popular, 1).

BRANDÃO, Carlos Rodrigues. O que é educação. São Paulo: Brasiliense, 1981.

BRASIL. Lei n.º 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União: seção 1, Brasília, DF, p. 27833, 23 dez. 1996.

CAMPOS, Eleni Fernandes Gonçalves. A prática da capoeira em âmbito escolar. 2013. 43 f. Orientadora: Juliana Fonseca Duarte. Monografia (Curso de Especialização em Coordenação Pedagógica) – Universidade de Brasília, Brasília, 2013. Disponível em: https://bdm.unb.br/bitstream/10483/8900/1/
2013_EleniFernandesGoncalvesCampos.pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.

CARVALHO, José Murilo de. Os bestializados: o Rio de Janeiro e a república que não foi. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

CHARLOT, Bernard. Da relação com o saber: elementos para uma teoria. Tradução de Bruno Magne. Porto Alegre: Artmed, 2000.

CHARLOT, Bernard. Os jovens e o saber: perspectivas mundiais. Tradução de Fátima Murad. Porto Alegre: Artmed, 2001.

CHARLOT, Bernard. Relação com o saber, formação dos professores e globalização: questões para a educação hoje. Porto Alegre: Artmed, 2005.

FERNANDES, Alexandre de Oliveira; OLIVEIRA, Adson Rodrigues; ARAÚJO, Serinaldo. Corpo, poética e ancestralidade: uma entrevista com Eduardo Oliveira. Revista Odeere, Vitória da Conquista, Bahia, v. 5, n. 9, jan.-jun. 2020. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/6440. Acesso em: 18 abr. 2021.

IMBROISI, Margaret; MARTINS, Simone. Johann Moritz Rugendas. História das Artes, 2016. Disponível em: https://www.historiadasartes.com/prazer-em-conhecer/johann-moritz-rugendas/. Acesso em: 18 abr. 2021.

MACHADO, Antonio. Poesías completas. Madrid: Espasa-Calpe, 1991. Disponível em: http://www.iesseneca.net/iesseneca/IMG/pdf/
POESIAS_COMPLETAS_Antonio_Machado.pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.

OLIVEIRA, Eduardo David de. Filosofia da ancestralidade como filosofia africana: educação e cultura afro-brasileira. Revista Sul-Americana de Filosofia e Educação, n. 18, p. 28-47, maio-out./2012. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/resafe/article/view/4456. Acesso em: 14 abr. 2021.

PAIS, José Machado. A construção sociológica da juventude: alguns contributos. Análise Social, v. 25, p. 105-106, 1990 (1.°, 2.°), p. 139-165.

PAIVA, Ilnete Porpino de. A capoeira e os mestres. 2007. 166 f. Tese. (Doutorado em Ciências Sociais) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2007. Disponível em: https://pt.slideshare.net/Associacaoraizesslz/a-capoeira-e-os-mestres. Acesso em: 21 dez. 2021.

REIS, Rosemeire. Aprender na escola: elementos para reflexão. In: COLÓQUIO INTERNACIONAL EDUCAÇÃO E CONTEMPORANEIDADE, 8., 2014, São Cristóvão, Sergipe. Anais [...]. Educon, Aracaju, v. 8, n. 1, p. 1-9, set. 2014. Disponível em: http://anais.educonse.com.br/2014/aprender_na_escola_elementos_para_reflexao.pdf. Acesso em: 18 abr. 2021.

REIS, Rosemeire; SILVA, V. A. Diferentes modos de aprender: relação com o saber e com os saberes. In: SANTOS, Jean Mac Cole Tavares; PAZ, Sandra Regina (Org.). Políticas, currículos, aprendizagens e saberes. Fortaleza: EdUECE, 2015. p. 213-242.

SÃO BERNARDO, Augusto Sérgio dos Santos. A lenda e a lei: a ancestralidade afro-brasileira como fonte epistemológica e como conceito ético-jurídico normativo. Revista Odeere, Vitória da Conquista, Bahia, v. 3, n. 6, p. 226-250, jul.-dez. 2018. Disponível em: https://periodicos2.uesb.br/index.php/odeere/article/view/4422/3622. Acesso em: 19 abr. 2021.

SOARES, Carlos Eugênio Líbano. O poder da capoeira: navalhas e rabos-de-arraia na luta política no Rio antigo. Revista Nossa História, Rio de Janeiro, n. 5, p. 14-20, 4 mar. 2004.

SZYMANSKI, Heloisa (Org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livros, 2008.

SZYMANSKI, Heloisa; ALMEIDA, Laurinda Ramalho de; PRANDINI, Regina Célia Rego Almeida. Perspectivas de análise de entrevistas. In.: SZYMANSKI, Heloisa (Org.). A entrevista na pesquisa em educação: a prática reflexiva. Brasília: Liber Livros, 2008.

WALKER, Sharon. Literature reviews: generative and transformative textual conversations. FQS, v. 16, n. 3, p. 1-13, 2015.
Publicado
2022-07-20
Seção
Relatos de Experiência