ENTRE A GINGA E A RELAÇÃO COM O SABER NA RODA DE CAPOEIRA: NOTAS SOBRE O RELATO DE EXPERIÊNCIA DE UM JOVEM CAPOEIRISTA EM MACEIÓ/AL
Abstract
Objetiva-se compreender a relação com o saber estabelecida por um jovem na roda de capoeira. O grupo de capoeira observado neste trabalho se reúne em uma das praças no Conjunto Eustáquio Gomes de Melo, Cidade Universitária, Maceió, Alagoas. A capoeira é considerada um espaço de formação, contrariando o pensamento de que somente a escola, como instituição formal de ensino, é capaz de ensinar os saberes. A LDBEN (n.º 9.394/96), em seu artigo primeiro, parte de um conceito de educação que abrange todo processo de formação que pode ocorrer em diversos lugares, entre eles, as manifestações culturais. Nesse sentido, o jovem entrevistado nesta pesquisa mostra que a roda de capoeira vai além de uma luta ou dança, “ela forma para a vida” e identidades. Classificada como uma pesquisa qualitativa, tendo como instrumento de coleta de dados, a entrevista como prática reflexiva na perspectiva de Szymanski (2008) e observação in loco. A capoeira como instrumento da ancestralidade permite o fortalecimento da identidade, do pertencimento e da subjetividade dos jovens negros e não negros, permitindo maior posicionamento da pessoa na sociedade.
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