ESTÁGIO SUPERVISIONADO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: NOTAS SOBRE UM RESSIGNIFICAR DO SER E DO APRENDER

Resumen

O presente artigo insurge das reflexões advindas a partir do acompanhamento do Estágio Supervisionado desenvolvido no período de 02 de janeiro a 04 de fevereiro de 2019, em uma escola municipal de educação infantil da cidade de Aracaju, realizado na turma Infantil 04 (crianças de 04 anos de idade). Trata-se de um dos estágios curriculares exigidos para obtenção do grau de licenciado em Pedagogia, essencial para a construção da complexa, ampla e multidimensional identidade profissional do pedagogo. Nesse sentido, aqui está representado e ressignificado uma série de questões relativas à área da Educação, especificamente a Educação Infantil. A partir da análise de dados, foi percebida a predominância de abordagens que não consideram a criança como protagonista de seu processo de aprendizagem, demandando reflexões sobre práxis pedagógicas que constituam uma reconfiguração desse processo.

 

Biografía del autor/a

Débora dos Reis Silva Backes, Universidade Federal de Sergipe (UFS)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Sergipe (PPGED/UFS). Pedagoga e psicopedagoga.  

Citas

BARROS, Manoel de. Exercícios de ser criança. Rio de janeiro: Salamandra, 1999.

COHN, Clarice. Antropologia da criança. Rio de janeiro: Jorge Zahar, 2005.

FRANCO, Maria Amélia do Rosário Santoro. Pedagogia como ciência da educação. São Paulo: Cortêz, 2008.

LARROSA, Jorge. Pedagogia profana: danças, piruetas e mascaradas. Porto Alegre: Contrabando, 1998.

PIMENTA, Selma Garrido. O estágio na formação de professores: unidade, teoria ou prática. São Paulo: Cortêz, 2011.

SÁ, Eduardo. Hoje, não vou à escola! Alfragide: Lua de papel, 2014.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Vozes, 2008.

ZABALZA, Miguel A. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Publicado
2022-07-05