REVISÃO E REESCRITA DO GÊNERO PLANO DE AULA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO EM LETRAS

  • Risoleta Ferreira dos Santos Universidade Federal do Tocantins
  • Ângela Francine Fuza Universidade Federal do Tocantins - UFT

Resumen

Este estudo objetiva verificar como os processos de revisão e de reescrita se constituem no gênero discursivo plano de aula de professores em formação em uma Licenciatura em Letras, na disciplina de estágio supervisionado obrigatório. A pesquisa amparou-se nos pressupostos da concepção dialógica de linguagem, compreendida pelo viés da Linguística Aplicada, e nas pesquisas desenvolvidas no Brasil sob essa vertente. A fim de alcançar o objetivo proposto, foram selecionados oito planos de aula, elaborados por professores em formação, para aplicação de oficinas nas turmas de ensinos Fundamental e Médio. Os resultados das análises demonstram: a) a professora-supervisora empregou as revisões resolutiva, textual-interativa e indicativa; b) os professores em formação utilizaram as operações linguístico-discursivas de adição, supressão e substituição, sendo a primeira em maior número; c) as características próprias do gênero definem o trabalho de revisão do professor e de reescrita por parte do professor em formação.

Biografía del autor/a

Risoleta Ferreira dos Santos, Universidade Federal do Tocantins

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Tocantins.

Ângela Francine Fuza, Universidade Federal do Tocantins - UFT

Possui licenciatura e mestrado em Letras (Língua Portuguesa e Inglesa), pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), doutorado em Linguística Aplicada, pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), e pós-doutorado em Letras, pela Universidade Estadual de Maringá. Atualmente, é professora Adjunta da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGLetras), no Câmpus de Porto Nacional. Na graduação, leciona disciplinas na área de Estágio Supervisionado, Letramentos e Linguística Aplicada.

Publicado
2018-07-19