REVISÃO E REESCRITA DO GÊNERO PLANO DE AULA DE PROFESSORES EM FORMAÇÃO EM LETRAS
Abstract
Este estudo objetiva verificar como os processos de revisão e de reescrita se constituem no gênero discursivo plano de aula de professores em formação em uma Licenciatura em Letras, na disciplina de estágio supervisionado obrigatório. A pesquisa amparou-se nos pressupostos da concepção dialógica de linguagem, compreendida pelo viés da Linguística Aplicada, e nas pesquisas desenvolvidas no Brasil sob essa vertente. A fim de alcançar o objetivo proposto, foram selecionados oito planos de aula, elaborados por professores em formação, para aplicação de oficinas nas turmas de ensinos Fundamental e Médio. Os resultados das análises demonstram: a) a professora-supervisora empregou as revisões resolutiva, textual-interativa e indicativa; b) os professores em formação utilizaram as operações linguístico-discursivas de adição, supressão e substituição, sendo a primeira em maior número; c) as características próprias do gênero definem o trabalho de revisão do professor e de reescrita por parte do professor em formação.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).