AS INTERSECCIONALIDADES DO CORPO NA ESCOLA: O GÊNERO E A SEXUALIDADE BATEM NA PORTA

Resumen

A escola é formada por corpos plurais, mas os gêneros e as sexualidades são vivenciados por indivíduos, indicando que o que se aplica à essência do ser humano também se aplica aos corpos. Este estudo aborda os limites e possibilidades dos corpos na escola, tendo em vista as violências presentes nas práticas disciplinares sobre os corpos. Além disso, os corpos e suas sexualidades, quando vivenciados fora dos padrões pré-estabelecidos pela sociedade atual, não são binários. O percurso metodológico se inicia com a observação direta nas escolas, na realização de palestras e na identificação das abordagens sobre as temáticas por parte dos professores, seguidas por uma revisão bibliográfica mais aprofundada. Depreende-se, por fim, que as escolas e os professores optam pela abordagem biológica do corpo, por um ocultamento das sexualidades e por uma certa indiferença nas abordagens de gênero, muitas vezes pelo desconhecimento, por falta de interesse ou por valores de cunho moral ou religioso.

Biografía del autor/a

Edmilson Reis, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)

Mestre em Geografia (UFT). Especialista em Enfermagem do Trabalho (ESAP). Graduação em Enfermagem (UNIMAR). Acadêmico do Curso de Psicologia, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA).  

Sonielson Luciano de Sousa, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)

Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT-2018). Bacharel em Comunicação Social (Publicidade - Ceulp/Ulbra - 2004). Sócio-fundador do jornal e site O GIRASSOL (desde 1999). Professor universitário (Ceulp/Ulbra) nas disciplinas de Filosofia, Antropologia, Comportamento nas Organizações, Psicologia da Comunicação, Sociedade e Contemporaneidade. Pós-graduado (latu senso) em Educação, Comunicação e Novas Tecnologias, com ênfase em Docência Universitária (Unitins/UFBA - 2006). Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Graduando em Psicologia pelo Ceulp/Ulbra. Pós-graduado em Psicologia Analítica (Unyleya-DF - 2019/2020). Coordenador do Centro de Estudos Zen Budista de Palmas.  É coordenador e colaborador do Portal (En)Cena. Autor do livro "Budismo e Cristianismo: aproximações possíveis" (e-Pub - Amazon) e co-autor do livro Media Effects: ensaios sobre teorias da Comunicação e do Jornalismo - Editora Fi. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia, Saúde e Qualidade de Vida (GEPETS).

Irenides Teixeira, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)

Psicóloga. Doutora em Educação (UFBA). Mestre em Comunicação e Mercado (FACASPER). Especialista em Psicologia Clínica. Especialização em Gestão e Docência no Ensino Superior. Formação em Arte Terapia. Graduada em Publicidade e Propaganda (CEULP/ULBRA), em Ciências Sociais (ULBRA) e em Processamento de Dados (UNITINS). Atualmente é professora e coordenadora do curso de Psicologia no Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). 

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Autor 1,______.

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Publicado
2022-01-28