AS INTERSECCIONALIDADES DO CORPO NA ESCOLA: O GÊNERO E A SEXUALIDADE BATEM NA PORTA

Palavras-chave: Corpos. Gênero. Sexualidade. Escola.

Resumo

A escola é formada por corpos plurais, mas os gêneros e as sexualidades são vivenciados por indivíduos, indicando que o que se aplica à essência do ser humano também se aplica aos corpos. Este estudo aborda os limites e possibilidades dos corpos na escola, tendo em vista as violências presentes nas práticas disciplinares sobre os corpos. Além disso, os corpos e suas sexualidades, quando vivenciados fora dos padrões pré-estabelecidos pela sociedade atual, não são binários. O percurso metodológico se inicia com a observação direta nas escolas, na realização de palestras e na identificação das abordagens sobre as temáticas por parte dos professores, seguidas por uma revisão bibliográfica mais aprofundada. Depreende-se, por fim, que as escolas e os professores optam pela abordagem biológica do corpo, por um ocultamento das sexualidades e por uma certa indiferença nas abordagens de gênero, muitas vezes pelo desconhecimento, por falta de interesse ou por valores de cunho moral ou religioso.

Biografia do Autor

Edmilson Reis, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)

Mestre em Geografia (UFT). Especialista em Enfermagem do Trabalho (ESAP). Graduação em Enfermagem (UNIMAR). Acadêmico do Curso de Psicologia, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA).  

Sonielson Luciano de Sousa, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)

Mestre em Comunicação e Sociedade (UFT-2018). Bacharel em Comunicação Social (Publicidade - Ceulp/Ulbra - 2004). Sócio-fundador do jornal e site O GIRASSOL (desde 1999). Professor universitário (Ceulp/Ulbra) nas disciplinas de Filosofia, Antropologia, Comportamento nas Organizações, Psicologia da Comunicação, Sociedade e Contemporaneidade. Pós-graduado (latu senso) em Educação, Comunicação e Novas Tecnologias, com ênfase em Docência Universitária (Unitins/UFBA - 2006). Licenciado em Filosofia pela Universidade Católica de Brasília (UCB). Graduando em Psicologia pelo Ceulp/Ulbra. Pós-graduado em Psicologia Analítica (Unyleya-DF - 2019/2020). Coordenador do Centro de Estudos Zen Budista de Palmas.  É coordenador e colaborador do Portal (En)Cena. Autor do livro "Budismo e Cristianismo: aproximações possíveis" (e-Pub - Amazon) e co-autor do livro Media Effects: ensaios sobre teorias da Comunicação e do Jornalismo - Editora Fi. Integrante do Grupo de Estudos e Pesquisa em Tecnologia, Saúde e Qualidade de Vida (GEPETS).

Irenides Teixeira, Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA)

Psicóloga. Doutora em Educação (UFBA). Mestre em Comunicação e Mercado (FACASPER). Especialista em Psicologia Clínica. Especialização em Gestão e Docência no Ensino Superior. Formação em Arte Terapia. Graduada em Publicidade e Propaganda (CEULP/ULBRA), em Ciências Sociais (ULBRA) e em Processamento de Dados (UNITINS). Atualmente é professora e coordenadora do curso de Psicologia no Centro Universitário Luterano de Palmas (CEULP/ULBRA). 

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Publicado
2022-01-28