ESTANTES MUTILADAS: AS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS COM A ARTE, HISTÓRIA, MEMÓRIA E POLÍTICA PRESENTES NAS SALAS DE LEITURA

Resumen

Neste estudo indagamos como os personagens Zumbi dos Palmares e Makunaima problematizam aspectos étnico-raciais e dialogam com o imaginário social nas obras literárias disponíveis nas escolas estaduais de Boa Vista/RR. Tomamos como fundamentação teórica, a fim de construir argumentos para interpelar a ilustração e, também, a ação do artista ao fazê-lo, o conceito de entre-lugares e performatividade (BHABHA, 1998), imaginário (CASTORIADIS, 1982), memória (TEDESCO, 2014), Literatura Indígena (NOVAIS, 2018), Literatura Afro-brasileira (DUARTE, 2018), Arte Afro-brasileira (CONDURU, 2007). Destarte, catalogamos as produções literárias de quatro escolas da rede estadual e selecionamos duas obras que apresentaram os personagens acima. A análise nos mostrou a potência da imagem ao discutirmos a representatividade e o consumo literário como material significante para a problematização do negro e dos indígenas no ambiente escolar da cidade de Boa Vista/RR.

Biografía del autor/a

Josias Marinho de Jesus Gomes , Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Professor efetivo de Artes Visuais do Colégio de Aplicação da Universidade Federal de Roraima. Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Educação da UFMG.

Leila Adriana Baptaglin, Universidade Federal de Roraima (UFRR)

Pós-doutora em Filosofia e Ciências Humanas em Nuestra América na Universidad Nacional Experimental Simón Rodríguez (UNESR/Venezuela). Professora do Curso de Artes Visuais/Licenciatura da Universidade Federal de Roraima (UFRR). Coordenadora do Grupo de estudos e pesquisas em Patrimônio, Arte e Cultura na Amazônia (GPAC).

Citas

ANDRADE, Danúbia. A mulher negra na telenovela brasileira: entre a invisibilidade e a resistência. In LAHINI, Cláudia Regina et al (Org.). Cultura e diásporas africanas. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2009. p.137.

BHABHA, Homi K. Locais da cultura. In BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Ed. UFMG, 1998.

BLEIKER, Roland. Imagem, método, texto: entendendo a política da fotografia. In CUNHA, Guilherme; VILELA, Bruno. Espaços Compartilhados da Imagem: Caderno de reflexões críticas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2015.

BRASIL, Cecy Lya. História, Lendas e Mitos. Ilustrado por Jamil Moysés Xaud Júnior. Boa Vista: Editora Boa Vista, 2008.

BRASIL, IPHAN. Patrimônio Cultural: Patrimônio imaterial. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/234> Acesso em: 25/09/2016.

_______, MEC. PNBE: Acervo. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/programa-nacional-biblioteca-da-escola/acervos> Acesso em: 25/09/2016.

CARVALHO, Fábio de Almeida. Makunaima/Makunaíma, antes de Macunaíma. Revista Crioula, maio de 2009, nº 5. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/crioula/article/viewFile/54943/58591> Acesso em: 27/09/2016.

CASTORIADIS, Cornelius. O simbólico e o imaginário. In CASTORIADIS, Cornelius. A instituição imaginária da sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.

CONDURU, Roberto. Arte Afro-Brasileira. Belo Horizonte: C/Arte, 2007.

DUARTE, Eduardo de Assis. Por um conceito de literatura afro-brasileira. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/literafro/artigos/artigos-teorico-conceituais/148-eduardo-de-assis-duarte-por-um-conceito-de-literatura-afro-brasileira Acesso em: 14/08/2018.

GLISSANT, Édouard. Introdução a uma poética da diversidade. Tradução de Enilce Albergaria Rocha. Juiz de Fora: Editora UFJF, 2005.

HALL, Stuart. A identidade cultural na pós-modernidade. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

LODY, Raul. Por uma história da arte afro-descendente. In: FALCAO, Andréa (Org.). Seminário Arte e Etnia Afro-Brasileira (2004: Rio de Janeiro). Rio de Janeiro: IPHAN, CNFCP, 2005.

MELENDI, Maria Angélica. Estratégias da arte em uma era de catástrofes. Rio de Janeiro: Cobogó, 2017.

_____________________. O arquivo vulnerado ou as ruínas da fotografia. In CUNHA, Guilherme; VILELA, Bruno (Org.). Espaços Compartilhados da Imagem: caderno de reflexões críticas sobre a fotografia. Rio de Janeiro: Editora Circuito, 2015.

MELO, Luciana Marinho de. Fluxos Culturais e os Povos da Cidade: Entre os Macuxi e Wapichana de Boa Vista-Roraima. Rio de Janeiro: IPHAN, 2012.

MILLIET, Maria Alice. Tiradentes: o corpo do herói. São Paulo: Martins Fontes,

MUNANGA, Kabenguele. Arte Afro-Brasileira: O que é afinal? In: AGUILAR, Nelson (Org.). Mostra do redescobrimento: arte afro-brasileira. Fundação Bienal de São Paulo. São Paulo: Associação Brasil 500 Anos Artes Visuais, 2000.

NOVAIS, Carlos Augusto. Literatura Indígena. Verbete. Glossário CEALE/FaE/UFMG. Disponível em: http://ceale.fae.ufmg.br/app/webroot/glossarioceale/verbetes/literatura-indigena Acesso em: 14/08/2018.

OLIVEIRA, Maria Anória de jesus. A tessitura dos personagens negros na Literatura Infantojuvenil Brasileira. Disponível em: <http://www.letras.ufmg.br/literafro/artigos/artigos-teorico-criticos/120-maria-anoria-de-jesus-oliveira-a-tessitura-dos-personagens-negros-na-literatura-infantojuvenil-brasileira> Acesso em: 02/11/2018.

TEDESCO, João Carlos. Memória e patrimônio. In TEDESCO, João Carlos. Nas cercanias da memória. Passo Fundo: Ed. Universidade de Passo Fundo, 2014.

Publicado
2022-05-12