A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA REVISTA AMAZÔNIDA

Resumen

Desde a retomada do poder pela ofensiva neoliberal com o Golpe Parlamentar de 2016, o Brasil sofreu uma série de reformas administrativas que prejudicam a classe trabalhadora, tais como a Reforma Trabalhista e a do Ensino Médio. O presente estudo visa apresentar uma análise do que foi produzido acerca da Reforma do Ensino Médio na Revista Amazônida, periódico ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM) no período de 2017 a 2020. Após a coleta de dados foram encontradas 3 produções acerca da Reforma do Ensino Médio promulgada a partir da Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Como balanço geral pode se afirmar que as pesquisas nessa direção endossam as críticas para o fortalecimento dos movimentos educacionais de resistência a medidas antidemocráticas e privatistas na educação pública no Amazonas, bem como fomentar pesquisas em políticas educacionais.

Biografía del autor/a

Nayara Ferreira Costa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Pedagoga. Mestra em Educação em Ciências na Amazônia. Aluna do curso de Doutorado em Educação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. 

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Publicado
2021-12-16
Sección
Artigos