A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NA REVISTA AMAZÔNIDA

Abstract

Desde a retomada do poder pela ofensiva neoliberal com o Golpe Parlamentar de 2016, o Brasil sofreu uma série de reformas administrativas que prejudicam a classe trabalhadora, tais como a Reforma Trabalhista e a do Ensino Médio. O presente estudo visa apresentar uma análise do que foi produzido acerca da Reforma do Ensino Médio na Revista Amazônida, periódico ligado ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (PPGE/UFAM) no período de 2017 a 2020. Após a coleta de dados foram encontradas 3 produções acerca da Reforma do Ensino Médio promulgada a partir da Lei nº 13.415, de 16 de fevereiro de 2017. Como balanço geral pode se afirmar que as pesquisas nessa direção endossam as críticas para o fortalecimento dos movimentos educacionais de resistência a medidas antidemocráticas e privatistas na educação pública no Amazonas, bem como fomentar pesquisas em políticas educacionais.

Author Biography

Nayara Ferreira Costa, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Pedagoga. Mestra em Educação em Ciências na Amazônia. Aluna do curso de Doutorado em Educação da Universidade Federal do Amazonas - UFAM. 

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Published
2021-12-16
Section
Artigos