A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA
Resumen
Este trabalho discorre sobre as dificuldades de aprendizagens encontradas no contexto escolar, colocando em discussão as principais funções e atribuições do psicopedagogo diante desses problemas que impedem a evolução do processo de aprendizagem de alguns sujeitos, abordando, ainda, outras questões que muitas vezes não são levadas em consideração por alguns profissionais, mas que tem um papel fundamental no desenvolvimento escolar. Com isso, a discussão proposta pretende contribuir com os atuais debates sobre a amplitude do trabalho do psicopedagogo na necessária atenção dada aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Tal empreendimento teórico pode impulsionar o desenvolvimento progressivo de políticas públicas que determinem mais fortemente a atuação efetiva do psicopedagogo em contextos de ensino básico no Brasil.
Citas
BARBOSA, Laura Monte Serrat. A psicopedagogia no âmbito da instituição escolar. Curitiba: Expoente, 2001.
BRASIL. Lei nº 3. 512 de 2008. Disponível em http://www.camara.gov.br/proposicoesweb/prop_mostraintegra;jsessionid=0e8cb6b7c879dca243192d4f28285456.node1?codteor=575405&filename=avulso+-pl+3512/2008. Acesso em: 16. fev. 2021.
BOSSA, Nadia A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.
GASPARIAN, M. C. C. Psicopedagogia institucional. São Paulo: Psicopedagogia online. 1999.
NASCIMENTO. Fernanda Domingas. O papel do psicopedagogo na instituição escolar. Psicologado. Ed. 03. 2013.
PORTILHO, Evelise Maria Labatut. Conhecer-se para conhecer. In: BARBOSA, Laura Monte Serrat. Psicopedagogia um portal para inserção social. Petropolis-RJ: Vozes, 2003, p. 125-131.
RUBINTEIN, Edith; CASTANHO, Marisa Irene; NOFFS, Neide de Aquino. Rumos da psicopedagogia brasileira. Rev. Psicopedagogia 2004: 21 (66). 225 – 238.
SANTOS, Denise Moreira. Como a psicopedagogia pode contribuir no tratamento das crianças autistas. Rio de Janeiro. 2009.
SANTOS, Nilza Maria. Problematização das dificuldades de aprendizagem. Londrina: PDE: 2009.
SERAFINI, A. Z.; PORTILHO, E. M. L. PAROLIN, I. C. H.; BARBOSA, L. M. S.; CARLBERG, S. A aprendizagem: várias perspectivas e um conceito. In: PORTILHO, E. M. L. Alfabetização aprendizagem e conhecimento na formação docente. Curitiba: Champagnat, 2011, p. 43-69.
TOSTES, Eliana Aparecida Trevisan; BELLAN, Melissa; GURNHAK, Leo Teodoro; SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier. Os desafios e processos que o psicopedagogo enfrenta nas escolas do ensino fundamental. UNAR. São Paulo, p.126-138, 2016.
UJIIE, N. T. Psicopedagogia, definição e enquadramentoo de área: nuances, pontos e contrapontos. In: UJIIE, N. T. Psicopedagogia Clínica & Institucional: nuances, nexos e reflexos. Curitiba: CRV, 2016. p. 13-22.
VISCA, Jorge. Clínica Psicopedagógica. Epistemologia convergente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).