A ATUAÇÃO DO PSICOPEDAGOGO FRENTE ÀS DIFICULDADES DE APRENDIZAGEM: UMA ABORDAGEM REFLEXIVA

Palavras-chave: Psicopedagogo. Aprendizagem. Escola. Dificuldades.

Resumo

Este trabalho discorre sobre as dificuldades de aprendizagens encontradas no contexto escolar, colocando em discussão as principais funções e atribuições do psicopedagogo diante desses problemas que impedem a evolução do processo de aprendizagem de alguns sujeitos, abordando, ainda, outras questões que muitas vezes não são levadas em consideração por alguns profissionais, mas que tem um papel fundamental no desenvolvimento escolar. Com isso, a discussão proposta pretende contribuir com os atuais debates sobre a amplitude do trabalho do psicopedagogo na necessária atenção dada aos alunos com dificuldades de aprendizagem. Tal empreendimento teórico pode impulsionar o desenvolvimento progressivo de políticas públicas que determinem mais fortemente a atuação efetiva do psicopedagogo em contextos de ensino básico no Brasil.

Biografia do Autor

Flávio Ismael Vieira da Silva, Universidade Cândido Mendes

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Cândido Mendes (UCAM). Licenciado em Pedagogia pela Universidade Estadual de Alagoas (UNEAL). Professor efetivo da Prefeitura Municipal de Palmeira dos Índios/AL. 

 

 

Silvio Nunes da Silva Júnior, Universidade Federal de Alagoas (UFAL)

Doutorando e mestre em Linguística pelo Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura da Universidade Federal de Alagoas (PPGLL/UFAL). Professor substituto de Linguística da Universidade Federal de Alagoas (UFAL) e da Universidade de Pernambuco (UPE). Membro do Grupo de Pesquisa Discurso e Ensino e Aprendizagem de Línguas e Literaturas (CNPq/UFAL) e do Grupo de Estudo das Narrativas Alagoanas (GENA/CNPq/UNEAL). Professor do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU).

Referências

BARBOSA, Laura Monte Serrat. A psicopedagogia no âmbito da instituição escolar. Curitiba: Expoente, 2001.

BRASIL. Lei nº 3. 512 de 2008. Disponível em http://www.camara.gov.br/proposicoesweb/prop_mostraintegra;jsessionid=0e8cb6b7c879dca243192d4f28285456.node1?codteor=575405&filename=avulso+-pl+3512/2008. Acesso em: 16. fev. 2021.

BOSSA, Nadia A. A psicopedagogia no Brasil: contribuições a partir da prática. 3 ed. Porto Alegre: Artmed, 2007.

GASPARIAN, M. C. C. Psicopedagogia institucional. São Paulo: Psicopedagogia online. 1999.

NASCIMENTO. Fernanda Domingas. O papel do psicopedagogo na instituição escolar. Psicologado. Ed. 03. 2013.

PORTILHO, Evelise Maria Labatut. Conhecer-se para conhecer. In: BARBOSA, Laura Monte Serrat. Psicopedagogia um portal para inserção social. Petropolis-RJ: Vozes, 2003, p. 125-131.

RUBINTEIN, Edith; CASTANHO, Marisa Irene; NOFFS, Neide de Aquino. Rumos da psicopedagogia brasileira. Rev. Psicopedagogia 2004: 21 (66). 225 – 238.

SANTOS, Denise Moreira. Como a psicopedagogia pode contribuir no tratamento das crianças autistas. Rio de Janeiro. 2009.

SANTOS, Nilza Maria. Problematização das dificuldades de aprendizagem. Londrina: PDE: 2009.

SERAFINI, A. Z.; PORTILHO, E. M. L. PAROLIN, I. C. H.; BARBOSA, L. M. S.; CARLBERG, S. A aprendizagem: várias perspectivas e um conceito. In: PORTILHO, E. M. L. Alfabetização aprendizagem e conhecimento na formação docente. Curitiba: Champagnat, 2011, p. 43-69.

TOSTES, Eliana Aparecida Trevisan; BELLAN, Melissa; GURNHAK, Leo Teodoro; SILVA, Vera Lúcia Massoni Xavier. Os desafios e processos que o psicopedagogo enfrenta nas escolas do ensino fundamental. UNAR. São Paulo, p.126-138, 2016.

UJIIE, N. T. Psicopedagogia, definição e enquadramentoo de área: nuances, pontos e contrapontos. In: UJIIE, N. T. Psicopedagogia Clínica & Institucional: nuances, nexos e reflexos. Curitiba: CRV, 2016. p. 13-22.

VISCA, Jorge. Clínica Psicopedagógica. Epistemologia convergente. Porto Alegre: Artes Médicas, 1987.

Publicado
2021-12-16
Seção
Ensaios