AS MIUDEZAS NA FORMAÇÃO ESTÉTICA DA CRIANÇA NO CAMINHAR PELA CIDADE
Resumen
Enquanto professoras e pesquisadoras do campo Educação e Arte, seguimos nossos estudos e pesquisas em tempos de pandemia, com o olhar aguçado ao cotidiano familiar. Percebemos nesse momento a possibilidade de observar e registrar percursos de formação estética das crianças com as quais convivemos. Nesse artigo, partilhamos cenas vividas com uma criança de 4 anos de idade, em que seus sentidos foram afetados na interação com os espaços da cidade, sejam eles naturais ou culturais, buscando a partir dos gestos infantis, das miudezas do viver, (re) pensar a educação para a formação de sujeitos sensíveis. Como recorte metodológico, utilizamos abordagens (auto) biográficas e narrativas de vida, em que encontramos a valorização das experiências vividas pelos sujeitos em seus processos de formação.
Citas
ACHILLES, Daniele; GONDAR, Jô. A memória sob a perspectiva da experiência. Revista morpheus: Estudos Interdisciplinares em Memória Social, Rio de Janeiro, v.9, n. 16, ago./dez. 2016.
ALBANO, Ana Angélica. O espaço do desenho: a educação do educador. 16 ed. São Paulo: Loyola, 2013.
AUER, Arthur. Aprendiendo a lo largo de todo el mundo: modelar. AWSNA. 2008.
DEWEY, John. Arte como experiência. São Paulo: Martins Fontes, 2010.
DOMINICÉ, Pierre. O que a vida lhes ensinou. In: NÓVOA, António; FINGER, Matthias (Orgs.) O método (auto)biográfico e a formação. Lisboa: Ministério da Saúde, Depart. de Recursos Humanos da Saúde/Centro de Formação e Aperfeiçoamento Profissional, 1988. p.131-153.
HILLMAN, James. Cidade & alma. São Paulo: Studio Nobel, 1993.
LARROSA, Jorge. Tremores: escritos sobre experiência. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2019.
NÓVOA, Antônio. Prefácio. In: JOSSO, M.C (Org.). Experiências de vida e formação. Educa- formação, 2001.
________, Antônio. Os professores e as histórias de Vida. In: NÓVOA, Antônio (Org.). Vidas de professores. Porto: Porto Editora, 1992.
OSTETTO, Luciana Esmeralda. Esse in anima: formação docente em deslocamento. Trabalho Encomendado – 39ª Reunião Nacional da ANPEd (2019) GT07 – Educação de Crianças de 0 a 6 anos.
PASSEGGI, Maria Conceição. Narrar é humano! Autobiografar é um processo civilizatório. In: PASSEGGI, Maria da Conceição; SILVA, Vivian Batista da (orgs.) Invenções de vida, compreensão de itinerários e alternativas de formação. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2010.
VECCHI, Vea. Arte e criatividade em Reggio Emilia: Explorando o papel e a potencialidade do ateliê na educação da primeira infância. São Paulo: Phorte Editora, 2017.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).