SER PRESENÇA NA AUSÊNCIA: A (AUTO)FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PANDEMIA DA COVID-19
Resumen
A pandemia da Covid-19 trouxe novos desafios para a educação e para a formação de professores. O presente artigo tem como objetivo principal compreender as reflexões e mudanças que a pandemia de Covid-19 ocasionou aos professores de Educação Infantil, assim como cogitar os possíveis impactos sobre o trabalho docente neste cenário. A pesquisa estrutura-se a partir da seguinte problemática: em que medida os encontros de formação docente realizados na forma sincrônica em um canal do Youtube atenderam às expectativas e necessidades dos professores da infância? O debate realizado tinha a intenção de fazer frente à “pobreza de experiências” que estava sendo fomentada no primeiro semestre de 2020. Através de uma perspectiva qualitativa e hermenêutica, a pesquisa registra e analisa as experiências docentes frente às diferentes demandas, expectativas e performances ocorridas no trabalho docente com o avanço da pandemia.
Citas
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394/96. 20 de dezembro de 1996.
FERREIRA, Luiz Antonio Miguel; GARMS, Gilza Maria Zauhy. Educação Infantil e a família: perspectiva jurídica desta relação na garantia do direito à educação. Rev. Bras. de Política e Administração da Educação, v. 25, n. 3, p. 545-561, set./dez, 2009. Disponibilidade em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19664/11462. Acesso em: 27 jan. 2021.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS (FORPROEXT). Política Nacional de Extensão Universitária. “Coleção Extensão Universitária”. Porto Alegre: UFRGS, 2012.
HABERMAS, Jürgen. Dialética e Hermenêutica: Para a Crítica da Hermenêutica de Gadamer. Porto Alegre: L&PM, 1987.
HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2003.
NÓVOA, A. (2009). Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación, 350, 203-218. Disponibilidade em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf. Acesso em 27 jan. 2021.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SZYMANSKI, Heloisa. Práticas educativas familiares: a família como foco de atenção psidoeducacional. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2004, vol.21, n.2, pp.5-16. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0103-166x2004000200001&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 27 jan. 2021.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo. Bases Teóricas-Metodológicas da Pesquisa Qualitativa em Ciências Sociais. Idéias Gerais Para a Elaboração de um Projeto de Pesquisa. Caderno de Pesquisa Ritter dos Reis. Vol IV. Nov. 2001. 2ª Ed. Porto Alegre. Faculdades Integradas Ritter dos Reis. 2001.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).