SER PRESENÇA NA AUSÊNCIA: A (AUTO)FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PANDEMIA DA COVID-19
Abstract
A pandemia da Covid-19 trouxe novos desafios para a educação e para a formação de professores. O presente artigo tem como objetivo principal compreender as reflexões e mudanças que a pandemia de Covid-19 ocasionou aos professores de Educação Infantil, assim como cogitar os possíveis impactos sobre o trabalho docente neste cenário. A pesquisa estrutura-se a partir da seguinte problemática: em que medida os encontros de formação docente realizados na forma sincrônica em um canal do Youtube atenderam às expectativas e necessidades dos professores da infância? O debate realizado tinha a intenção de fazer frente à “pobreza de experiências” que estava sendo fomentada no primeiro semestre de 2020. Através de uma perspectiva qualitativa e hermenêutica, a pesquisa registra e analisa as experiências docentes frente às diferentes demandas, expectativas e performances ocorridas no trabalho docente com o avanço da pandemia.
References
BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação. Tradução Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas Cidades; Ed. 34, 2002.
BENJAMIN, Walter. Obras Escolhidas: Magia e técnica, arte e política: ensaio sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 2012.
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.
BRASIL. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n.º 9.394/96. 20 de dezembro de 1996.
FERREIRA, Luiz Antonio Miguel; GARMS, Gilza Maria Zauhy. Educação Infantil e a família: perspectiva jurídica desta relação na garantia do direito à educação. Rev. Bras. de Política e Administração da Educação, v. 25, n. 3, p. 545-561, set./dez, 2009. Disponibilidade em: https://seer.ufrgs.br/rbpae/article/view/19664/11462. Acesso em: 27 jan. 2021.
FÓRUM DE PRÓ-REITORES DE EXTENSÃO DAS UNIVERSIDADES PÚBLICAS BRASILEIRAS (FORPROEXT). Política Nacional de Extensão Universitária. “Coleção Extensão Universitária”. Porto Alegre: UFRGS, 2012.
HABERMAS, Jürgen. Dialética e Hermenêutica: Para a Crítica da Hermenêutica de Gadamer. Porto Alegre: L&PM, 1987.
HABERMAS, Jürgen. Pensamento pós-metafísico: estudos filosóficos. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1990.
HARGREAVES, Andy. O ensino na sociedade do conhecimento: educação na era da insegurança. Porto Alegre: Artmed, 2003.
NÓVOA, A. (2009). Para uma formação de professores construída dentro da profissão. Revista de Educación, 350, 203-218. Disponibilidade em: http://www.revistaeducacion.educacion.es/re350/re350_09por.pdf. Acesso em 27 jan. 2021.
SIBILIA, Paula. Redes ou paredes: a escola em tempos de dispersão. Rio de Janeiro: Contraponto, 2012.
SZYMANSKI, Heloisa. Práticas educativas familiares: a família como foco de atenção psidoeducacional. Estud. psicol. (Campinas) [online]. 2004, vol.21, n.2, pp.5-16. Disponibilidade em: https://www.scielo.br/scielo.php?pid=s0103-166x2004000200001&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em 27 jan. 2021.
TARDIF, M. Saberes docentes e formação profissional. 16. ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
TRIVIÑOS, Augusto Nibaldo. Bases Teóricas-Metodológicas da Pesquisa Qualitativa em Ciências Sociais. Idéias Gerais Para a Elaboração de um Projeto de Pesquisa. Caderno de Pesquisa Ritter dos Reis. Vol IV. Nov. 2001. 2ª Ed. Porto Alegre. Faculdades Integradas Ritter dos Reis. 2001.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).