SER PRESENÇA NA AUSÊNCIA: A (AUTO)FORMAÇÃO DE PROFESSORES NA PANDEMIA DA COVID-19

Abstract

A pandemia da Covid-19 trouxe novos desafios para a educação e para a formação de professores. O presente artigo tem como objetivo principal compreender as reflexões e mudanças que a pandemia de Covid-19 ocasionou aos professores de Educação Infantil, assim como cogitar os possíveis impactos sobre o trabalho docente neste cenário. A pesquisa estrutura-se a partir da seguinte problemática: em que medida os encontros de formação docente realizados na forma sincrônica em um canal do Youtube atenderam às expectativas e necessidades dos professores da infância? O debate realizado tinha a intenção de fazer frente à “pobreza de experiências” que estava sendo fomentada no primeiro semestre de 2020. Através de uma perspectiva qualitativa e hermenêutica, a pesquisa registra e analisa as experiências docentes frente às diferentes demandas, expectativas e performances ocorridas no trabalho docente com o avanço da pandemia.

Author Biographies

Maiane Liana Hatschbach Ourique, Universidade Federal de Pelotas

Doutora em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria. Docente  do Curso de Pedagogia e do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Pelotas.

Lucas da Costa Lage, Universidade Federal do Pampa

Licenciando em Pedagogia pela Universidade Federal do Pampa.

Tamara Insauriaga Bueno , Universidade Federal de Pelotas

Licenciada em Pedagogia pela Universidade Federal de Pelotas.

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Published
2021-07-22