FORMAÇÃO DE PROFESSORES PARA A INCLUSÃO NAS ESCOLAS DAS ÁGUAS DO PANTANAL CORUMBAENSE

Resumen

Este artigo objetiva descrever e analisar um curso de formação continuada de professores para a inclusão de estudantes da Educação Especial nas Escolas das Águas do Pantanal corumbaense, realizado durante a pandemia de COVID-19, no ano de 2020. Os pressupostos metodológicos fundamentaram-se na pesquisa colaborativa, buscando, simultaneamente, a investigação científica e a formação de professores a partir de uma demanda educacional. Para tanto, a pesquisa-formação compreendeu quatro etapas: aplicação de questionário impresso para levantamentos de demandas formativas; disponibilização de formulário on-line para inscrição em curso de formação continuada e preenchimento facultativo de questionário on-line sobre o perfil profissional; realização do curso de formação continuada – cujo contexto pandêmico trouxe mudanças no formato de execução; e avaliação do curso de formação. As informações foram analisadas em dois eixos: construção e avaliação do curso de formação continuada. Espera-se que o trabalho contribua para reflexões e ações entre a universidade e a escola.

Biografía del autor/a

Andressa Santos Rebelo, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Pós-doutoranda em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

Washington Cesar Shoiti Nozu, Universidade Federal da Grande Dourados

Pós-doutor em Educação, Universidade Federal da Grande Dourados. 

Marcia Cristiane Venturini Hilbig, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul

Mestranda em Educação, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul. 

Citas

ANJOS, Christiano Félix dos. Realidades em contato: construindo uma interface entre a educação especial e a educação do campo. 2016. 228 f. Dissertação – Mestrado em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória, 2016.
BRASIL. Decreto nº 7.352, de 4 de novembro de 2010. Dispõe sobre a política de educação do campo e o Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária -PRONERA. Diário Oficial da União, Brasília, Sessão1, 5 nov. 2010.
CAIADO, Kátia Regina Moreno; MANTOVANI, Juliana. Apresentação. In: CAIADO, Kátia Regina Moreno. Educação Especial no campo. Uberlândia: Navegando Publicações, 2017.
CORUMBÁ. Decreto nº 2.263, de 16 de março de 2020. Dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Novo Coronavírus-COVID-19, e dá outras providências. Diário Oficial de Corumbá: Corumbá, MS, ano VIII, n. 1.872, p. 1-2, 16 mar. 2020.
CORUMBÁ. Prefeitura Municipal de Corumbá. Secretaria Municipal de Educação. Lei Ordinária nº 2484/2015, de 26 de junho de 2015. Aprova o Plano Municipal de Educação do município de Corumbá (2015-2025). Corumbá, 2015.
EVANGELISTA, Gessinea Raydan. Propostas para uma educação inclusiva no ensino regular em uma escola do campo. Dissertação (Mestrado Profissional) - Universidade Federal de Juiz de Fora, Faculdade de Educação/CAEd. Programa de Pós Graduação em Gestão e Avaliação da Educação Pública. 115f. Juiz de Fora, 2017.
FERREIRA, Maria Salonilde; IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. A pesquisa colaborativa como espaço formativo. In: MAGALHÃES, Maria Cecília Camargo; FIDALGO, Suely Salles (Orgs.). Questões de método e de linguagem na formação docente. Campinas: Mercado das Letras, 2011.
IBGE. Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Censo demográfico: 2010. Disponível em: https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ms/corumba/panorama, acesso em 27 set. 2020.
IBIAPINA, Ivana Maria Lopes de Melo. Pesquisa colaborativa: investigação, formação e produção de conhecimento. Brasília: Liber Livro Editora, 2008.
INEP. Sinopse Estatística da Educação Básica. Brasília, 2019.
MACEDO, Fabiane de Oliveira. Bem-estar/mal-estar docente dos professores das Escolas das Águas no Pantanal. 2020. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2020.
MELO, Rogério Zaim de. Jogar e brincar de crianças pantaneiras: um estudo em uma “escola das águas”. 2017. 147 f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2017.
MINAYO, Maria Cecília de Souza; DINIZ, Debora; GOMES, Romeu. O artigo qualitativo em foco. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, p. 2326-2326, 2016.
NEGRÃO, Giovana Parente. Políticas públicas de educação inclusiva: desafios da formação docente para o Atendimento Educacional Especializado (AEE) na rede municipal de ensino de Abaetetuba/PA. 2017. Dissertação (Mestrado em Ciências), Faculdade de Educação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Seropédica, 2017.
NOZU, Washington Cesar Shoiti; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Escolarização de crianças e adolescentes pantaneiros em tempos de COVID-19. Práxis Educativa (UEPG. Online), v. 15, p. 1-21, 2020a.
NOZU, Washington Cesar Shoiti; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Inclusão em Escolas das Águas do Pantanal: entre influências globais e particularidades locais. Revista Educação Especial, v. 33, p. 1-30, 2020b.
NOZU, Washington Cesar Shoiti; REBELO, Andressa Santos; KASSAR, Mônica de Carvalho Magalhães. Desafios da gestão nas escolas das águas. Revista on line de Política e Gestão Educacional, [S. l.], v. 24, n. esp2, p. 1054–1067, 2020. DOI: 10.22633/rpge.v24iesp2.14331. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14331. Acesso em: 2 jan. 2021.
NOZU, Washington Cesar Shoiti; SILVA, Mônica Aparecida Souza da; SANTOS, Bruno Carvalho dos; RIBEIRO, Eduardo Adão. Inclusão de alunos da Educação Especial em escola do campo: possibilidades de um trabalho colaborativo?. Revista Brasileira de Educação do Campo, v. 5, p. e8972, 3, jul., 2020.
PONZO, Maria da Glória Nunes. As políticas de formação do profissional docente em face da perspectiva educacional inclusiva no campo: do legal às vozes dos professores. 2009. Dissertação – Mestrado em Educação, Centro de Educação, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), Vitória/ ES, 2009.
RIOS, Elisângela Corrêa. A prática pedagógica do professor de Educação Física nas escolas ribeirinhas do Pantanal Sul-mato-grossense. 2020. 147 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande, 2020.
ZERLOTTI, Patrícia Honorato. Os saberes locais dos alunos sobre o ambiente natural e suas implicações no currículo escolar: um estudo na escola das águas - extensão São Lourenço, no Pantanal de Mato Grosso do Sul. 2014. 128 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Católica Dom Bosco, Campo Grande, 2014.
Publicado
2021-07-22