O ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A TELEMÁTICA
Resumen
O debate acerca do potencial educativo das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (nTICs) tem se expandido consideravelmente. No contexto atual, em meio à pandemia da Covid-19, torna-se mais urgente aprofundar o entendimento acerca do papel das nTICs na vida humana e, em particular, na formação dos cidadãos. A partir de um levantamento realizado com professores universitários, procurou-se mapear como os dilemas acerca dos usos de recursos telemáticos durante a quarentena têm sido enfrentados, a fim de extrair ideias que contribuam para transcender as dissonâncias entre o distante e o presente, almejando um tempo em que deixem de ser antinomias na formação universitária.
Citas
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho (2a ed.). São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008.
JOLY, Maria Cristina R. A.; SILVA, Bento D. da; ALMEIDA, Leandro da Silva. Avaliação das competências docentes para utilização das tecnologias digitais da comunicação e informação. Currículo Sem Fronteiras, Rio Grande do Sul, v.12, n.3, p. 83-96, 2012.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MAGALHÃES, Cláudio M.; ARAÚJO, Wânia Maria de. Os professores e o medo da mídia. Inter-Ação, Goiás, v.39, n.3, p. 89-102, 2014.
MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
PALHARES, Isabela. 60% das universidades federais rejeitam ensino a distância durante quarentena. Folha de São Paulo, 31 mar. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/03/60-universidades-federais-rejeitam-ensino-a-distancia-durante-quarentena.shtml. Acesso em: 25 ago. 2020.
PEDRÓ, Francesc. A tecnologia e a transformação da educação. São Paulo: Fundação Santillana, 2016.
PIAGET, Jean. Aprendizagem e Conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1979.
SANTOS, Gilberto L. A promoção da inclusão digital de professores em exercício: uma pesquisa de síntese sobre aproximações entre professores, novas mídias e manifestações culturais emergentes na escola. Inter-Ação, Goiás, v.39, n.3, p. 529-543, 2014.
SANTOS, Gilberto L. Ensinar e aprender no meio virtual: rompendo paradigmas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.2, p. 307-320, 2011.
SCHNAIDER, Amanda. Covid-19: universidades recorrem ao ensino a distância. Meio & Mensagem, 2020. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2020/03/25/covid-19universidades-recorrem-ao-ensino-a-distancia.html Acesso em 25 mar. 2020.
SOUZA, Lays S. Os dilemas na implementação do EaD em universidades frente à Covid-19. Opinião & Análise do JOTA, 2020. Disponível em: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/os-dilemas-na-implementacao-do-ead-emuniversidades-frente-a-covid-19-10042020. Acesso em 24 abr. 2020.
TOSCHI, Mirza Seabra. (Org.). Docência nos ambientes virtuais de aprendizagem: múltiplas visões. Anápolis: Ed. UEG, 2013.
A submissão de originais para este periódico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação impressa e digital. Os direitos autorais para os artigos publicados são do autor, com direitos do periódico sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente este periódico como o meio da publicação original. Em virtude de sermos um periódico de acesso aberto, permite-se o uso gratuito dos artigos em aplicações educacionais, científicas, não comerciais, desde que citada a fonte (por favor, veja a Licença Creative Commons no rodapé desta página).