O ENSINO SUPERIOR DURANTE A PANDEMIA: PERCEPÇÃO DOS PROFESSORES SOBRE A TELEMÁTICA
Abstract
O debate acerca do potencial educativo das Novas Tecnologias de Informação e Comunicação (nTICs) tem se expandido consideravelmente. No contexto atual, em meio à pandemia da Covid-19, torna-se mais urgente aprofundar o entendimento acerca do papel das nTICs na vida humana e, em particular, na formação dos cidadãos. A partir de um levantamento realizado com professores universitários, procurou-se mapear como os dilemas acerca dos usos de recursos telemáticos durante a quarentena têm sido enfrentados, a fim de extrair ideias que contribuam para transcender as dissonâncias entre o distante e o presente, almejando um tempo em que deixem de ser antinomias na formação universitária.
References
BRASIL. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Censo da Educação Superior 2018: notas estatísticas. Brasília, 2019.
GADOTTI, Moacir. Boniteza de um sonho (2a ed.). São Paulo: Instituto Paulo Freire, 2008.
JOLY, Maria Cristina R. A.; SILVA, Bento D. da; ALMEIDA, Leandro da Silva. Avaliação das competências docentes para utilização das tecnologias digitais da comunicação e informação. Currículo Sem Fronteiras, Rio Grande do Sul, v.12, n.3, p. 83-96, 2012.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 1999.
MAGALHÃES, Cláudio M.; ARAÚJO, Wânia Maria de. Os professores e o medo da mídia. Inter-Ação, Goiás, v.39, n.3, p. 89-102, 2014.
MORAN, José M.; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda A. Novas tecnologias e mediação pedagógica. Campinas: Papirus, 2000.
PALHARES, Isabela. 60% das universidades federais rejeitam ensino a distância durante quarentena. Folha de São Paulo, 31 mar. 2020. Disponível em: https://www1.folha.uol.com.br/educacao/2020/03/60-universidades-federais-rejeitam-ensino-a-distancia-durante-quarentena.shtml. Acesso em: 25 ago. 2020.
PEDRÓ, Francesc. A tecnologia e a transformação da educação. São Paulo: Fundação Santillana, 2016.
PIAGET, Jean. Aprendizagem e Conhecimento. Rio de Janeiro: Freitas Bastos, 1979.
SANTOS, Gilberto L. A promoção da inclusão digital de professores em exercício: uma pesquisa de síntese sobre aproximações entre professores, novas mídias e manifestações culturais emergentes na escola. Inter-Ação, Goiás, v.39, n.3, p. 529-543, 2014.
SANTOS, Gilberto L. Ensinar e aprender no meio virtual: rompendo paradigmas. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.37, n.2, p. 307-320, 2011.
SCHNAIDER, Amanda. Covid-19: universidades recorrem ao ensino a distância. Meio & Mensagem, 2020. Disponível em: https://www.meioemensagem.com.br/home/marketing/2020/03/25/covid-19universidades-recorrem-ao-ensino-a-distancia.html Acesso em 25 mar. 2020.
SOUZA, Lays S. Os dilemas na implementação do EaD em universidades frente à Covid-19. Opinião & Análise do JOTA, 2020. Disponível em: https://www.jota.info/opiniao-e-analise/artigos/os-dilemas-na-implementacao-do-ead-emuniversidades-frente-a-covid-19-10042020. Acesso em 24 abr. 2020.
TOSCHI, Mirza Seabra. (Org.). Docência nos ambientes virtuais de aprendizagem: múltiplas visões. Anápolis: Ed. UEG, 2013.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).