SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Resumen

trabalhar a temática sexualidade em sala de aula é um dos pilares para a formação integral de crianças e adolescentes. Não obstante, muitos professores sentem dificuldade em abordar esses conceitos em seu ambiente de trabalho. Devido a isso, o objetivo deste estudo foi analisar se estudantes de cursos de licenciatura possuem em sua formação discussões acerca de sexo, sexualidade e relações de gênero. Os dados foram coletados através de um questionário ofertado ao público em uma plataforma virtual, cujo link de acesso foi enviado por meio de um aplicativo de mensagens, de modo a manter o distanciamento social devido à emergência da pandemia de Covid-19 na ocasião da coleta dos dados. Os dados foram analisados com o auxílio do software IraMuTeQ. O estudo conclui que há uma lacuna na abordagem desses temas em sala de aula, e que os estudantes possuem poucos espaços para essas discussões na graduação.

Biografía del autor/a

Liliane Oliveira Macedo, Universidade do Estado da Bahia

Graduanda em enfermagem, Universidade do Estado da Bahia. 

Berta Leni Costa Cardoso, Universidade do Estado da Bahia

Doutora em Educação Física pela Universidade Católica de Brasília. Pós-doutora em Educação pela Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia. Professora Titular da Universidade do Estado da Bahia. Professora no Programa de Pós-graduação em Educação/PPGD/UESB. Membro do Grupo de Estudos e Pesquisa Didática, Formação e Trabalho Docente (Difort/UESB). Líder da Linha de Estudo, Pesquisa e Extensão em Atividade Física (LEPEAF/UNEB). 

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Publicado
2021-07-22