SEXUALIDADE E RELAÇÕES DE GÊNERO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Abstract
trabalhar a temática sexualidade em sala de aula é um dos pilares para a formação integral de crianças e adolescentes. Não obstante, muitos professores sentem dificuldade em abordar esses conceitos em seu ambiente de trabalho. Devido a isso, o objetivo deste estudo foi analisar se estudantes de cursos de licenciatura possuem em sua formação discussões acerca de sexo, sexualidade e relações de gênero. Os dados foram coletados através de um questionário ofertado ao público em uma plataforma virtual, cujo link de acesso foi enviado por meio de um aplicativo de mensagens, de modo a manter o distanciamento social devido à emergência da pandemia de Covid-19 na ocasião da coleta dos dados. Os dados foram analisados com o auxílio do software IraMuTeQ. O estudo conclui que há uma lacuna na abordagem desses temas em sala de aula, e que os estudantes possuem poucos espaços para essas discussões na graduação.
References
BRASIL, Lei Orgânica de. Saúde—8142, 28 de dezembro de 1990. Brasília, DF, MS, 1990.
BRASIL. Ministério da Saúde. Secretaria de Atenção à Saúde. Departamento de Atenção Básica. Saúde sexual e saúde reprodutiva. Brasília: Ministério da Saúde, 2010. 300 p. (Série A. Normas e Manuais Técnicos) (Cadernos de Atenção Básica, n. 26).
BOTAN, Keila Isabel; LEÃO, Andreza Marques de Castro. Jogos, brincadeiras e educação sexual na educação infantil. Humanidades & Inovação, v. 7, n. 5, p. 110-121, 2020.
CAMARGO, Brigido Vizeu; JUSTO, Ana Maria. Tutorial para uso do software IraMuTeQ. Laboratório de psicologia social da comunicação e cognição, UFSC. Florianópolis, 2018.
CAMARGO, Daiana; LARA, Viridiana Alves de. As oficinas pedagógicas como espaço de formação de professores: experiências na disciplina de estágio curricular supervisionado. Humanidades & inovação, v. 7, n. 3, p. 371-382, 2020.
CARDENAS, Claudia Mercedes Mora; MAKSUD, Ivia. Juventude, sexualidade, religião: questões atuais de pesquisa no campo do HIV/Aids. Interface (Botucatu), Botucatu, v.24, e190751, 2020.
Available from
CASAGRANDE, Lindamir Salete; SOUZA, Ângela Maria Freire de Lima e. Para além do gênero: mulheres e homens em engenharias e licenciaturas. Rev. Estud. Fem., Florianópolis, v. 24, n. 3, p. 825-850, Dec. 2016.
DIAS, Alfrancio Ferreira; OLIVEIRA, Danilo Araujo de; SANTOS, Madson de Santana. Uma revisão sistematizada da produção do conhecimento sobre corpo, gênero, sexualidades na educação. Universidade Federal da Paraíba. Revista Temas em Educação, v. 27, n. 2, p. 119, 2018.
JESUS, Fabíola Francielle de; Sales, Dimas Ribeiro; Santana, Vanusa de Fátima Lopes. Educação sexual no ensino básico brasileiro: Contribuições da Série Sex Education. Revista Científica Multidisciplinar Núcleo do Conhecimento. Ano 05, Ed. 05, Vol. 04, pp. 89-103. Maio de 2020. ISSN: 2448-0959.
LEI, Nº. 8.080, de 19 de setembro de 1990. Presidência da República do Brasil. Available on: http://www. planalto. gov. br/ccivil_03/leis L, v. 8080, 1990.
MANZANO-PAUTA, Diana Elisabeth; Jerves-Hermida, Elena Monserrath. Educación sexual: Percepciones de docentes de laciudad de Cuenca 2013-2014. Revista Eletrônica Educare, v. 22, n. 1, p. 82-96, 2018.
OLTRAMARI, Leandro Castro; GESSER, Marivete. Educação e gênero: histórias de estudantes do curso Gênero e Diversidade na Escola. Revista Estudos Feministas, v. 27, n. 3, 2019.
RIZZA, Juliana Lapa; Ribeiro, Paula Regina Costa; Mota, Maria Renata Alonso. A sexualidade nos cursos de licenciatura e a interface com políticas de formação de professores/as. Educação e Pesquisa, v. 44, 2018.
RODRIGUES, Letícia. Por que a educação sexual é tão importante para crianças e adolescentes? Revista Galileu, maio de 2020. Disponível em: https://revistagalileu.globo.com/Sociedade/noticia/2020/04/por-que-educacao-sexual-e-tao-importante-para-criancas-e-adolescentes.html.
SALINAS-QUIROZ, Fernando; ROSALES MENDOZA, Adriana Leona. La agenda pendiente de la educación inicial y preescolar en México: sexualidad integral. Educación, Lima , v. 25, n. 49, p. 143-160, sept. 2016.
SILVA, Karla Firmino da. Pedagogia da sexualidade: o papel do professor. Monografia (graduação). UFPB, João Pessoa, 2016.
SOARES, Zilene Pereira; MONTEIRO, Simone Souza. Formação de professores/as em gênero e sexualidade: possibilidades e desafios. Educar em Revista, v. 35, n. 73, p. 287-305, 2019.
VIANA, Ana Rocha; Souza, Fernanda Pereira de; Neta, Maria Madalena Souza dos Anjos. Distribuição e representatividade feminina: um estudo sobre a universidade estadual do sudoeste da Bahia –UESB. Revista Extensão e Cidadania, Vitória da Conquista/BA, vol. 4, n° 8, jul/dez. 2017.
VIEIRA, Rosana Mancini; ALTMANN, Helena. O brincar na Educação Infantil: aspectos de uma educação do corpo e de gênero. Pensar a Prática, v. 19, n. 1, 2016.
Copyright Notice
The submission of originals to this periodic implies in transference, by the authors, of the printed and digital copyrights/publishing rights. The copyrights for the published papers belong to the author, and the periodical owns the rights on its first publication. The authors will only be able to use the same results in other publications by a clear indication of this periodical as the one of its original publication. Due to our open access policy, it is allowed the free use of papers in the educational, scientific and non-commercial application, since the source is quoted (please, check the Creative Commons License on the footer area of this page).