FORMAÇÃO DOCENTE EM TEMPOS DE PANDEMIA: ESTÁGIO DE OBSERVAÇÃO DE ENSINO-APRENDIZAGEM EM LÍNGUA ESPANHOLA

Resumen

Partindo da importância da experiência em sala de aula para formação de professores, o presente trabalho se propõe a refletir sobre os desafios do ensino remoto. Objetivou-se analisar o uso de novas metodologias de ensino de língua espanhola, a adaptação de metodologias já existentes e a importância da aplicação de jogos e outros elementos lúdicos. As análises foram realizadas com base no diário de observações da autora, considerando Fuertes (2011) e Bránez (2013) acerca da importância das observações em sala de aula para a construção da práxis docente; e, Fuentes (2013) quanto à presença do elemento lúdico em classe. Propomos reflexões sobre a formação contínua crítica do docente e o ensino enquanto ferramenta crítica na luta contra as opressões. Os resultados das questões apontam para a necessidade de focar na formação inicial do professor a partir da sala de aula, a partir das vivências em contextos reais de ensino-aprendizagem.

Biografía del autor/a

Ana Carolina dos Santos Souza, Universidade Federal do Ceará

Graduanda em Letras – Espanhol pela Universidade Federal do Ceará (UFC). 

Júlio Marques, Universidade Federal do Ceará

Orientador. Graduado e Mestre em Letras pela Universidade Federal do Paraná (UFPR). Professor do Departamento de Letras Estrangeiras da Universidade Federal do Ceará (DLE/UFC). 

Citas

AGRAY-VARGAS, Nancy; BARALO, Marta. Enseñanza virtual de ELE: Del estudio empírico a la aplicación didáctica. Revista Nebrija de Lingüística aplicada a la enseñanza de Lenguas, v. 14, n. 28, p. 92–112, 2020. Disponível em: . Acesso em: 19 Oct. 2020.
ALTET, Marguerite; MHEREB, Maria Teresa. A observação das práticas de ensino efetivas em sala de aula: pesquisa e formação. Cadernos de Pesquisa, v. 47, n. 166, p. 1196–1223, 2017. Disponível em: . Acesso em: 19 Oct. 2020.
BARALO, Marta. Adquisición de la gramática de ELE. Español actual: Revista de español vivo, n. 110, p. 33–56, 2018. Disponível em: . Acesso em: 19 Oct. 2020.
BRANÉZ, Leonor Nora Fabián. Observação em sala de aula de LE*: um processo inicial de reflexão crítica? The Especialist, v. 34, n. 2, p. 132-151, 2013. Disponível em: . Acesso em: 18 Jan. 2021.
FREIRE, P. 1970/1987. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
FUENTES, Charo Nevado. El componente lúdico en las clases de ELE. MarcoELE. Revista de Didáctica Español Lengua Extranjera, València, ed. 7, p. 1-14, 2008. Disponível em: https://www.redalyc.org/pdf/921/92152390006.pdf. Acesso em: 19 out. 2020.
FUERTES, Teresa. La observación de las prácticas educativas como elemento de evaluación y de mejora de la calidad en la formación inicial y continua del profesorado. REDU: Revista de Docencia Universitaria, v. 9, n. 3, p. 237, 2011. Disponível em: . Acesso em: 19 Oct. 2020.
MUNTANÉ , Anna Dalmases. Uso de la gamificación en la enseñanza de ELE. E-eleando: Ele en Red. Serie de monografías y materiales para la enseñanza de ELE, n. 4, p. 1–74, 2017. Disponível em: . Acesso em: 19 Oct. 2020.
Publicado
2021-07-22